Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10091

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Igor Ambrósio Faria
Orientador ANDRESSA CARMO PENA MARTINEZ
Título O Processo Digital de Projeto: o estudo da gramática da forma na obra do arquiteto Peter Eisenman
Resumo Desenvolvidas paralelamente às questões elaboradas no campo da teoria sobre a linguagem da arquitetura na década de 1970, as obras do arquiteto Peter Eisenman carregam indícios do que seria o caminho percorrido durante seu processo projetual e uma linguagem que condiciona sua própria comunicação arquitetônica. O estudo parte da hipótese inicial de que o processo de projeto do arquiteto Peter Eisenman possa ser traduzido para uma sintaxe arquitetônica, que se assemelha a uma gramática da forma, com o objetivo de explicitar relacões matemáticas e um sistema de regras intríseco à prática de Eisenman. O propósito é analisar o processo gerativo da forma e relacioná-lo à construção preliminar do pensamento paramétrico. Essa pesquisa foca-se em analisar especificamente o Memorial do Holocausto em Berlim, que carrega, além do peso de sua memória histórica, um processo generativo de projeto que se assemelha às linguagens de geração formal baseada em diagramas e gramáticas da forma. A ferramenta utilizada para testar essas suposições é o plug-in Grasshopper, no qual foram realizados o mapeamento de parâmetros sequenciais de modificação da forma, o que favorece a visualização e a compreensão das etapas intermediárias de sua concepção final. Metodologicamente, foram desenvolvidos 3 (três) modelos para a criação da malha retangular do Memorial, sendo o primeiro unicamente com o objetivo de estudar e compreender o funcionamento do plug-in e geração de malha com a altura dos blocos. O segundo visou criar um modelo baseado em referências simbólicas externas, procurando relações diretas com o padrão de assentamento dos campos de concentração e os símbolos judaicos. O terceiro, e último modelo desenvolvido, não condiciona sua forma em função de referências externas, mas parte de um quadrado perfeito que acompanha uma sequência lógica para a criação dos módulos da malha, independente do contexto urbano. Com os modelos desenvolvidos, foi possível mapear as operações formais em uma sequência lógica e explicitar novas relações formais no projeto desenvolvido por Eisenman.
Como pesquisas futuras, vislumbra-se a criação de um quarto modelo, que acrescente características de contexto (site-specific) como topografia, incorporadas mais tardiamente à prática do arquiteto.
Palavras-chave Peter Eisenman, gramática da forma, processos digitais de projeto
Forma de apresentação..... Painel
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