Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10089

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Bruna Bhering Silva
Orientador PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA MIRANDA
Outros membros Camila Miranda de Matos, Jéssika Ferreira Campos, Laricia D'Lazari Souza Soares, Letícia Marques da Silva Neto, Rodolpho Nascimento Oliveira, Tainá Nunes Almeida
Título Entendendo os impactos das atividades educativas em pacientes do CAPS de um município da Zona da Mata mineira, um relato de experiência.
Resumo Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos estratégicos que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e que se caracterizam por serviços de saúde abertos e comunitários constituídos por equipe multiprofissional, visando prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtornos mentais e incluindo pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O CAPS ainda pode ser dividido em 6 modalidades de acordo com a sua especialidade de atenção. Assim o CAPS da cidade onde a atividade ocorreu é caracterizado como CAPS II, atendendo a uma população maior que 70 mil habitantes, o que lhe confere uma equipe mínima (psiquiatra, enfermeiro com formação em saúde mental, 4 profissionais de nível superior como educador físico, assistente social e psicólogo, 6 profissionais de nível médio como por exemplo artesãos e téc. de enfermagem). As atividades desenvolvidas pelo CAPS devem ir além do tratamento medicamentoso, estas devem ir de encontro ao cuidado humanizado, atividades terapêuticas, reinserção social e também atividades que envolvam a família. Objetivo: Relatar a vivência dos estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal na realização de uma atividade educativa em um Centro de Atenção Psicossocial e os impactos da mesma na saúde dos usuários do serviço. Metodologia: Foi realizada uma atividade educativa com 15 pacientes internos do Centro de Atenção Psicossocial, com o intuito de promover interação, autonomia, criar vínculos e garantir um momento de descontração, além de reforçar o exercício da memória e a atenção. A atividade consistiu em um bingo, no qual todos receberam uma cartela para ser preenchida conforme os números eram sorteados. Ao completar as cartelas, receberam uma premiação de modo que todos foram vencedores. Resultados: Observou-se uma interação entre os usuários, estimulando o convívio social e a ressignificação na sociedade. A partir dessa atividade, foi possível conhecer mais sobre as histórias dos usuários, respeitando suas individualidades e ao mesmo tempo criar vínculo que permitisse uma aproximação. Conclusão: Foi possível compreender o quão importante é o cuidado individualizado a pacientes de saúde mental e a necessidade que os mesmos apresentam sobre realizar atividades de recreação e que estimulem a cognição e memória. Ainda, como ressaltado por alguns pacientes, atividades diversificadas e que promovam a interação entre eles, os estimulam a participar e também a conhecer um ao outro, fortalecendo assim os laços sociais. Portanto faz-se necessário a implantação de atividades que estimulem a autonomia e encorajem a reinserção social, sendo apresentadas a estes indivíduos de forma a contemplar os princípios norteadores do programa de saúde mental.
Palavras-chave caps, atividade educativa, saúde mental
Forma de apresentação..... Painel
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