Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10087

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Natália de Faria Silva
Orientador HERALDO NUNES PITANGA
Outros membros Juliana de Paula Rezende
Título Propriedades mecânicas de misturas asfálticas à quente compostas reforçadas por geossintéticos
Resumo No Brasil, o principal modal de transporte é o rodoviário, mas grande parte da malha rodoviária se encontra em situação precária e não se percebem investimentos no setor para que tal condição seja revertida. A malha rodoviária brasileira é constituída por uma pequena parcela de vias pavimentadas, sendo que a maioria dessas é constituída por pavimentos de revestimentos asfálticos ou pavimentos flexíveis. O pavimento tem como função absorver os esforços ou tensões gerados pelo tráfego e transmiti-los, de forma atenuada, para o subleito, processo que acarreta deformações na camada de revestimento, as quais podem ser suficientemente elevadas a ponto de causar a deterioração da pista de rolamento. Neste contexto, o atual cenário mostra a grande necessidade de investimentos e de desenvolvimento de inovações nos revestimentos asfálticos, os quais devem se mostrar mais eficazes que os convencionais, apresentando melhores desempenho estrutural e durabilidade, pois, assim, será possível aumentar a vida útil das vias e diminuir os custos de manutenção. No presente trabalho, considerando-se essa perspectiva de inovação tecnológica em pavimentação, foi realizado um estudo sobre a utilização de geossintéticos como elemento de reforço de revestimentos asfálticos, a fim de melhorar seu comportamento de engenharia. A pesquisa abrangeu uma análise comparativa entre as propriedades mecânicas de revestimentos asfálticos densos usinados à quente, dosados pela metodologia Marshall, compostos simultaneamente pelas faixas granulométricas B e C, com e sem reforço geossintético. Para a comparação das propriedades mecânicas, foram realizados os ensaios de estabilidade, resistência à tração por compressão diametral, módulo de resiliência, vida de fadiga e fluência. Para as particularidades da pesquisa, os resultados evidenciaram, de um modo geral, a capacidade dos elementos geossintéticos de realçarem as propriedades de engenharia dos revestimentos asfálticos compostos, tendo como referência as respectivas propriedades dos revestimentos asfálticos compostos convencionais ou não reforçados.
Palavras-chave Revestimento asfáltico, Marshall, geossintético
Forma de apresentação..... Painel
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