Resumo |
No Brasil, o principal modal de transporte é o rodoviário, mas grande parte da malha rodoviária se encontra em situação precária e não se percebem investimentos no setor para que tal condição seja revertida. A malha rodoviária brasileira é constituída por uma pequena parcela de vias pavimentadas, sendo que a maioria dessas é constituída por pavimentos de revestimentos asfálticos ou pavimentos flexíveis. O pavimento tem como função absorver os esforços ou tensões gerados pelo tráfego e transmiti-los, de forma atenuada, para o subleito, processo que acarreta deformações na camada de revestimento, as quais podem ser suficientemente elevadas a ponto de causar a deterioração da pista de rolamento. Neste contexto, o atual cenário mostra a grande necessidade de investimentos e de desenvolvimento de inovações nos revestimentos asfálticos, os quais devem se mostrar mais eficazes que os convencionais, apresentando melhores desempenho estrutural e durabilidade, pois, assim, será possível aumentar a vida útil das vias e diminuir os custos de manutenção. No presente trabalho, considerando-se essa perspectiva de inovação tecnológica em pavimentação, foi realizado um estudo sobre a utilização de geossintéticos como elemento de reforço de revestimentos asfálticos, a fim de melhorar seu comportamento de engenharia. A pesquisa abrangeu uma análise comparativa entre as propriedades mecânicas de revestimentos asfálticos densos usinados à quente, dosados pela metodologia Marshall, compostos simultaneamente pelas faixas granulométricas B e C, com e sem reforço geossintético. Para a comparação das propriedades mecânicas, foram realizados os ensaios de estabilidade, resistência à tração por compressão diametral, módulo de resiliência, vida de fadiga e fluência. Para as particularidades da pesquisa, os resultados evidenciaram, de um modo geral, a capacidade dos elementos geossintéticos de realçarem as propriedades de engenharia dos revestimentos asfálticos compostos, tendo como referência as respectivas propriedades dos revestimentos asfálticos compostos convencionais ou não reforçados. |