Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10081

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula de Oliveira
Orientador FERNANDA MARIA DE ALMEIDA
Título Por que trocar de curso: uma análise casos de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Resumo O presente estudo buscou compreender o que motiva a escolha e a intensificação das mudanças de curso após o SISU, a partir da análise de variáveis encontras na literatura sobre teorias vocacionais. Cada procedimento, desde a inscrição no Enem até a mudança e manutenção de um estudante, implica em gastos aos cofres das instituições públicas de ensino superior; assim conhecer os fatores que influenciam tanto a escolha quanto a troca de curso, auxiliaria em medidas para a redução desses custos. Os dados coletados em questionários estruturados foram analisados por meio da regressão logística, no qual variáveis independentes são matematicamente combinadas para se criar possibilidades acerca do acontecimento ou não de um definido evento incerto, que é representado por uma variável dependente de natureza binária. O modelo estatístico inclui doze variáveis independentes, a saber: influência das pessoas, preferências, melhores perspectivas no mercado de trabalho, reconhecimento do curso, prestígio e sucesso, mais chances de aprovação na universidade de preferência, mais chances de aprovação na universidade mais próxima da família, troquei/trocarei para o curso que realmente desejo, nota de corte baixa, viabilidade financeira, idade e gênero. O modelo utilizado apresentou duas variáveis significativas: “troquei/trocarei para o curso que realmente desejo”, e “idade”. O resultado encontrado, indica que o motivo que menos justifica a troca, é a necessidade de realizá-la para trabalhar no período diurno, que pode ser justificado pela eficiência do serviço de assistência estudantil. E o que mais justifica a troca é a falta de identificação com o curso com o passar do tempo, mostrando pouco conhecimento dos estudantes em relação ao curso e as disciplinas. Além disso, encontra-se forte correlação entre as seguintes variáveis: “Perspectivas do mercado de trabalho” e “prestígio e sucesso profissional”; “Mais chances aprovação na universidade mais próxima da família”, e “mais chances aprovação na universidade de preferência”; “Nota de corte mais baixa”, e “mais chances de aprovação na universidade de preferência”; e, “Troquei/trocarei para o curso que realmente desejo”, e “nota de corte mais baixa”. O modelo como um todo foi significativo, comprovando sua compatibilidade com a realidade, tornando então esse estudo válido, e dado a natureza humana e social, existem infinitas variáveis que influenciam a escolha e mudança de curso, isso então justifica as variáveis que não foram significativas incapacitando um estudo concreto e preciso de todas essas variáveis. Por outro lado, a significância da variável “troquei/trocarei para o curso que realmente desejo e a alta correlação entre essa variável, e ”nota de corte mais baixa”, mostra que o sistema SISU não tem sido uma boa forma de ingresso, uma vez que ele dá oportunidade aos alunos de entrar no ensino superior e apenas depois, de fato, os mesmo cursem o que realmente almejam, gerando gastos que poderiam ser evitados.
Palavras-chave Mudança de curso, regressão logística, SISU
Forma de apresentação..... Oral
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