Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10075

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cleide Aparecida Martins da Silva
Orientador OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Outros membros Rita de Cássia Lemos Santana Oliveira
Título Como nascem os animais
Resumo O projeto “Como nascem os animais” foi desenvolvido com dezesseis crianças de 3 a 4 anos de idade do Laboratório de Desenvolvimento Infantil/DED/UFV. As atividades referentes ao mesmo foram desenvolvidas durante o período de outubro a dezembro de 2016. O projeto justificou-se pelo interesse e curiosidade das crianças manifestado durante a história “ O caso dos ovos” de Tatiana Belinky contada pela professora. Após ouvirem a história as crianças levantaram questionamentos acerca dos termos ovíparos e vivíparos mencionados durante a narrativa. Nesse momento ouve uma discussão acerca do assunto, porém nos dias que se sucederam o assunto continuou a ser colocado em questão pelas crianças. Diante disso ficou claro a necessidade de se trabalhar um projeto onde pudessem ser desenvolvidas atividades que possibilitassem as crianças sanar suas curiosidades acerca dos animais ovíparos e vivíparos. O objetivo geral do projeto foi desenvolver atividades lúdicas que possibilitassem as crianças conhecerem as principais características dos animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos, contribuindo para construção e ampliação de seus conhecimentos acerca do nascimento desses animais. Especificamente objetivamos distinguir animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos; conhecer aspectos relacionadas a gestação desses animais; identificar as principais características dos ovíparos, vivíparos e ovovivíparos; conhecer a alimentação e o habitat natural desses animais; conhecer o ciclo de vida de alguns animais. Como metodologia utilizamos atividades lúdicas, que comtemplassem as múltiplas linguagens e excursões. Como resultados as crianças construíram e ampliaram seus conhecimentos acerca de alguns animais; as atividades possibilitaram o contato com a linguagem oral, onde expressaram conhecimentos acerca do nascimento dos animais, habitat e alimentação; desenvolvemos atividades que contribuíram para o desenvolvimento de noções básicas relacionadas a conceitos matemáticos, elas puderam pesar, medir, comparar. As crianças exploraram a linguagem escrita, de forma a perceberem-na como registro de informações; puderam fazer experimentações, formular e confrontar hipóteses; realizaram pesquisas acerca dos animais e compartilharam informações com os colegas; exploraram seus movimentos corporais, foi criada uma música para que pudessem conhecer o ciclo de vida de um dos animais estudados durante o projeto; foram realizadas excursões, onde entraram em contato com alguns animais. Visitamos um sítio onde coletaram informações sobre alguns ovíparos, visitamos o museu de zoologia onde conheceram e obtiveram informações sobre várias espécies de cobras; visitamos a cunicultura, onde tiveram a oportunidade de coletar informações sobre os coelhos. Concluímos que as atividades desenvolvidas durante o projeto contribuíram para o desenvolvimento integral das crianças e ampliação de seus conhecimentos sobre a temática em questão de forma lúdica e ativa.
Palavras-chave ovíparos, vivíparos, ovovivíparos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.