Resumo |
O projeto “Como nascem os animais” foi desenvolvido com dezesseis crianças de 3 a 4 anos de idade do Laboratório de Desenvolvimento Infantil/DED/UFV. As atividades referentes ao mesmo foram desenvolvidas durante o período de outubro a dezembro de 2016. O projeto justificou-se pelo interesse e curiosidade das crianças manifestado durante a história “ O caso dos ovos” de Tatiana Belinky contada pela professora. Após ouvirem a história as crianças levantaram questionamentos acerca dos termos ovíparos e vivíparos mencionados durante a narrativa. Nesse momento ouve uma discussão acerca do assunto, porém nos dias que se sucederam o assunto continuou a ser colocado em questão pelas crianças. Diante disso ficou claro a necessidade de se trabalhar um projeto onde pudessem ser desenvolvidas atividades que possibilitassem as crianças sanar suas curiosidades acerca dos animais ovíparos e vivíparos. O objetivo geral do projeto foi desenvolver atividades lúdicas que possibilitassem as crianças conhecerem as principais características dos animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos, contribuindo para construção e ampliação de seus conhecimentos acerca do nascimento desses animais. Especificamente objetivamos distinguir animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos; conhecer aspectos relacionadas a gestação desses animais; identificar as principais características dos ovíparos, vivíparos e ovovivíparos; conhecer a alimentação e o habitat natural desses animais; conhecer o ciclo de vida de alguns animais. Como metodologia utilizamos atividades lúdicas, que comtemplassem as múltiplas linguagens e excursões. Como resultados as crianças construíram e ampliaram seus conhecimentos acerca de alguns animais; as atividades possibilitaram o contato com a linguagem oral, onde expressaram conhecimentos acerca do nascimento dos animais, habitat e alimentação; desenvolvemos atividades que contribuíram para o desenvolvimento de noções básicas relacionadas a conceitos matemáticos, elas puderam pesar, medir, comparar. As crianças exploraram a linguagem escrita, de forma a perceberem-na como registro de informações; puderam fazer experimentações, formular e confrontar hipóteses; realizaram pesquisas acerca dos animais e compartilharam informações com os colegas; exploraram seus movimentos corporais, foi criada uma música para que pudessem conhecer o ciclo de vida de um dos animais estudados durante o projeto; foram realizadas excursões, onde entraram em contato com alguns animais. Visitamos um sítio onde coletaram informações sobre alguns ovíparos, visitamos o museu de zoologia onde conheceram e obtiveram informações sobre várias espécies de cobras; visitamos a cunicultura, onde tiveram a oportunidade de coletar informações sobre os coelhos. Concluímos que as atividades desenvolvidas durante o projeto contribuíram para o desenvolvimento integral das crianças e ampliação de seus conhecimentos sobre a temática em questão de forma lúdica e ativa. |