Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10073

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Karolayne Gomes Ferreira
Orientador NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO
Título Uso e apropriação cultural das TICs: diferenças geracionais e de gênero
Resumo A ampliação do uso de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como celular e a internet é clara desde o início do novo milênio. O uso desses dispositivos tem se tornado essencial para a realização da vida cotidiana, e até mesmo em países subdesenvolvidos tem sido registrado um crescimento significativo em seu uso. A Colômbia por exemplo, foi o país da América Latina que registrou o maior crescimento em termos de penetração de Internet de 2000 a 2010, e isso se deve a uma política governamental oficial de apoio ao setor e ao investimento estrangeiro, segundo Arango e Bringue (2010). Constatado esse crescimento no uso, faz-se significativo compreender o uso e as formas de apropriação social das TICs, particularmente, da televisão, da internet e do celular em termos geracionais e de gênero. Na perspectiva geracional, busca-se averiguar a perspectiva teórica de Mead (1970), que diz que as TICs provocaram uma separação drástica e irreversível entre gerações. Já as teorias de gênero apontam que as diferenciações nos papéis que homens e mulheres desempenham podem incidir sobre a forma de uso e o tempo dedicado às TIC. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender mais sobre as diferenças do uso das TICs em cada etapa da vida e entre homens e mulheres. A população a ser investigada são servidores e professores, na ativa e aposentados, e aos alunos vinculados à Universidade Federal de Viçosa, MG. Dentro desse universo populacional, selecionou-se uma amostra de 318 pessoas e, a partir de um questionário se investigará sobre a posse, o uso e a percepção das práticas de utilização das TICs para sociabilidade. O marco teórico tem se construído com a leitura de artigos e obras relacionadas ao tema da pesquisa, que permite perceber as opções teórico-metodológicas de pesquisas semelhantes e estabelecer comparações no contexto nacional e internacional. As conclusões parciais, obtidas através das leituras dos artigos apontam um caráter positivo e, às vezes conflitivo, no uso das TICs entre as relações intergeracionais. Dias (2012) aponta que o uso dessas tecnologias tem possibilitado mais proximidade entre as famílias e mais dialogo – apesar do uso frequente desses aparelhos gerar algum conflito. Outra constatação da mesma autora é diferença da finalidade do uso com relação a gênero: homens tendem a utilizar mais as TICs para obterem informações, enquanto as mulheres tendem a usa-las mais para conversar com outras pessoas. Ela também descreve que em geral os homens tinham contato com as TICs mais cedo que as mulheres, o que os levavam a um maior domínio sobre elas, mas isso está mudando e as novas gerações tem combatido infoexclusão das mulheres. Por fim, pode-se perceber que os idosos têm buscado compreender mais sobre as TICs e tem buscado formas de se capacitarem para usa-las, seja através de políticas públicas com sentido de inclusão digital, seja com a ajuda de familiares mais jovens, utilizando a chamada literacia digital tratada por Dias (2012).
Palavras-chave TICS, gênero, gerações
Forma de apresentação..... Painel
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