Resumo |
A ampliação do uso de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como celular e a internet é clara desde o início do novo milênio. O uso desses dispositivos tem se tornado essencial para a realização da vida cotidiana, e até mesmo em países subdesenvolvidos tem sido registrado um crescimento significativo em seu uso. A Colômbia por exemplo, foi o país da América Latina que registrou o maior crescimento em termos de penetração de Internet de 2000 a 2010, e isso se deve a uma política governamental oficial de apoio ao setor e ao investimento estrangeiro, segundo Arango e Bringue (2010). Constatado esse crescimento no uso, faz-se significativo compreender o uso e as formas de apropriação social das TICs, particularmente, da televisão, da internet e do celular em termos geracionais e de gênero. Na perspectiva geracional, busca-se averiguar a perspectiva teórica de Mead (1970), que diz que as TICs provocaram uma separação drástica e irreversível entre gerações. Já as teorias de gênero apontam que as diferenciações nos papéis que homens e mulheres desempenham podem incidir sobre a forma de uso e o tempo dedicado às TIC. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender mais sobre as diferenças do uso das TICs em cada etapa da vida e entre homens e mulheres. A população a ser investigada são servidores e professores, na ativa e aposentados, e aos alunos vinculados à Universidade Federal de Viçosa, MG. Dentro desse universo populacional, selecionou-se uma amostra de 318 pessoas e, a partir de um questionário se investigará sobre a posse, o uso e a percepção das práticas de utilização das TICs para sociabilidade. O marco teórico tem se construído com a leitura de artigos e obras relacionadas ao tema da pesquisa, que permite perceber as opções teórico-metodológicas de pesquisas semelhantes e estabelecer comparações no contexto nacional e internacional. As conclusões parciais, obtidas através das leituras dos artigos apontam um caráter positivo e, às vezes conflitivo, no uso das TICs entre as relações intergeracionais. Dias (2012) aponta que o uso dessas tecnologias tem possibilitado mais proximidade entre as famílias e mais dialogo – apesar do uso frequente desses aparelhos gerar algum conflito. Outra constatação da mesma autora é diferença da finalidade do uso com relação a gênero: homens tendem a utilizar mais as TICs para obterem informações, enquanto as mulheres tendem a usa-las mais para conversar com outras pessoas. Ela também descreve que em geral os homens tinham contato com as TICs mais cedo que as mulheres, o que os levavam a um maior domínio sobre elas, mas isso está mudando e as novas gerações tem combatido infoexclusão das mulheres. Por fim, pode-se perceber que os idosos têm buscado compreender mais sobre as TICs e tem buscado formas de se capacitarem para usa-las, seja através de políticas públicas com sentido de inclusão digital, seja com a ajuda de familiares mais jovens, utilizando a chamada literacia digital tratada por Dias (2012). |