Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10070

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Zootecnia
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Samira Silveira Moreira
Orientador SIMONE ELIZA FACIONI GUIMARAES
Outros membros FABYANO FONSECA E SILVA
Título Seleção genômica para características reprodutivas em bovinos da raça Nelore
Resumo A idade ao primeiro parto (IPP) é um dos principais indicadores de precocidade feminina. Na era da seleção genômica ampla (GWS) a identificação e o uso de marcadores moleculares como o SNP são importantes tendo em vista que a caracteristica é um fator de importância economica e estes permitem a predição e o ganho de acurácia dos valores genômicos estimados (GEBV). Objetivou-se estimar parâmetros genéticos para IPP, realizar predições facilitadas pelo genoma em Nelore e identificar genes candidatos associados aos SNPs mais relevantes.
Foram utilizados 847 animais da raça Nelore estes nasceram entre os anos de 2001 e 2011, a média para IPP durante o período de avaliação foi de 1200±190,45 dias. Os animais que apresentaram maior número de informações, maior coeficiente de parentesco médio e ainda que representassem famílias distintas dentro da população estudada, foram escolhidos para genotipagem de alta densidade. As 721 vacas que foram genotipadas são filhas de 87 touros no total. Foram feitas análises estatísticas descritivas e avaliações genéticas iniciais para maior compreensão dos dados e da população em estudo. As análises foram feitas por meio do programa AIRELMF90 para obtenção de componentes de variância e herdabilidade da característica idade ao primeiro parto, foi observada a herdabilidade igual a 0,18, o que indica que grande parte da variância fenotípica deve-se à diferença genética entre os indivíduos.
Os tops 0.05% mais relevantes SNPs foram detectados nos cromossomos 7, 9, 14, 16, 18, 21, 24, 26 e 29 . O SNP mais relevante foi detectado no cromossomo 14. Esses marcadores podem estar ligados a genes importantes para a característica de idade ao primeiro parto. Destacaram-se possíveis genes candidatos (ORMDL1 em BTA2; PAPPA em BTA8; FIG4, PPIL6, PREP em BTA9; PCMTD1, SDCBP , UBXN2B, MCM4, ARMC1, MRPL15, NSMCE2 e FER1L6 em BTA14; APITD1, NMNAT1 e TPR em BTA16 e ACAD10 e PRKAB1 em BTA17) com papéis biológicos fortemente associados à reprodução feminina. Devido à presença de animais genotipados e não-genotipados neste estudo, informações genômicas e pedigree foram combinadas sob o procedimento ssGBLUP. Há evidências que a IPP tem herança complexa e pode ser controlada por múltiplos loci em todo o genoma com isso os genes candidatos selecionados podem descrever apenas uma pequena parte de todos os mecanismos moleculares que influenciam tal característica, especialmente devido ao fato de que essas vacas não foram desafiadas precocemente.
Palavras-chave Idade ao primeiro parto, SNP's, genes candidatos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.