Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10063

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luciana Alves da Silva
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Outros membros Aryane Cristina Gonçalves de Souza, Daniela Grijó de Castro, Jacqueline Sancho Pereira Lourenço, NADIA DUTRA DE SOUZA
Título Consolidação da coleta seletiva em escolas do município de Viçosa-MG
Resumo A gestão dos resíduos sólidos é uma ferramenta fundamental para a realização da coleta seletiva nos municípios, promovendo a diminuição da degradação ambiental. Quando os materiais deixam de ir para o aterro, eles retornam à cadeia produtiva, minimizando a prática do extrativismo de recursos naturais. A prática da coleta seletiva está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/10, a qual regulamenta outros aspectos, como a responsabilidade compartilhada no destino adequado dos resíduos gerados pelo poder público, sociedade e iniciativa privada. Dessa maneira, torna-se necessário um processo de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar os sujeitos presentes nos espaços escolares. Essa temática teve início no projeto anterior, e sobre a qual estamos não só dando sequência, mas ampliando. Assim, acrescenta-se ações que deem visibilidade ao trabalho dos catadores, que estão organizados em duas associações, sendo elas a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). No que se refere à metodologia utilizada no espaço escolar, a mesma se pauta nas seguintes práticas: atividades interativas através da dinâmica das tarjetas; exibição de vídeos a qual demonstram o cotidiano das associações de catadores; apresentações de slides que tem como objetivo a reflexão diante da origem dos materiais descartados, e suas consequências econômicas, sociais e ambientais. Diante dessas ações, ressalta-se alguns resultados, como ao abordar a palavra “lixo”, a mesma sempre é associada a palavra “reciclagem”, possibilitando a ressignificação do conceito. Já ao exibir os vídeos das associações de catadores, foi possível perceber o expressivo impacto nos sujeitos que assistiam, principalmente em uma das escolas em que acontecia a coleta seletiva. Dessa forma, constata-se que a abordagem da educação ambiental com o recorte do presente projeto, é fundamental no processo de mitigação da degradação ambiental, como também na valorização das associações de catadores, já que contribui para a inclusão social desse segmento; auxiliando na perspectiva de uma sociedade ambientalmente e socialmente mais justa.
Palavras-chave Coleta seletiva, escolas, associações
Forma de apresentação..... Painel
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