Resumo |
Esta pesquisa foi elaborada como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, especificamente para o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Foi realizada na Escola Família Agrícola de Araponga – EFA-Puris, e foi intitulada “EFA-Puris e sua prática pedagógica para a sustentabilidade”. Tendo em vista que a sociedade passa atualmente por diversos problemas climáticos, se faz necessário mudanças de atitudes perante o meio ambiente. Deste modo, acredita-se que uma das formas de amenizar e reverter os impactos sobre o meio em que vivemos seja a educação - mas um ensino voltado para o desenvolvimento de uma sociedade saudável, inclusiva e sustentável. Nesse sentido, a escola, enquanto um espaço de formação de sujeitos, pode contribuir com um ensino que contemple o respeito às questões sociais, garantindo igualdade e qualidade de vida a todos. Diversas pesquisas vem estimulando a criação de escolas sustentáveis, como estratégias de conservar a vida no planeta de forma equilibrada. Entendem-se como escolas sustentáveis aquelas que desde o espaço físico, a gestão, até o currículo, pratica atividades que garantem a qualidade de vida às presentes e futuras gerações. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi identificar aspectos teóricos e práticos que podem qualificar a EFA-Puris como uma escola sustentável. Para a coleta dos dados, foi realizada a pesquisa documental e bibliográfica, além da observação participante, que se fez importante fonte de investigação dos aspectos teóricos e práticos da instituição em torno da temática da escola sustentável e a possível inserção da mesma nesse universo. De maneira geral, nossas análises revelam a presença de uma diversidade de experiências e práticas que a instituição realiza, principalmente, as que abordam os aspectos de uma escola sustentável. A EFA- Puris é uma escola que possui diversos elementos de ensino que são princípios e práticas sustentáveis, tais como o resgate cultural, cooperativismo, o envolvimento comunitário e relações sociais, que valorizam as culturas, a terra e a vida. Desta forma, a escola é um instrumento de desenvolvimento que considera as dimensões da educação para a cidadania, e proporciona aos educandos construir conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Mediante a complexidade do tema sugere-se que as análises realizadas não sejam suficientes para conclusões, apesar de a escola possuir diversos elementos que possam caracterizá-la como uma Escola Sustentável. Tendo em vista a importância da escola para a transformação da sociedade e mediante a atual crise planetária que vivemos e as atividades realizadas pela escola, e, ainda, diante da bibliografia utilizada para fundamentar essa pesquisa, podemos caracterizá-la como uma escola sustentável. |