Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10062

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Daniela Queiroz do Prado
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, José Ricardo Vitória
Título EFA-Puris e sua prática pedagógica para a sustentabilidade
Resumo Esta pesquisa foi elaborada como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, especificamente para o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Foi realizada na Escola Família Agrícola de Araponga – EFA-Puris, e foi intitulada “EFA-Puris e sua prática pedagógica para a sustentabilidade”. Tendo em vista que a sociedade passa atualmente por diversos problemas climáticos, se faz necessário mudanças de atitudes perante o meio ambiente. Deste modo, acredita-se que uma das formas de amenizar e reverter os impactos sobre o meio em que vivemos seja a educação - mas um ensino voltado para o desenvolvimento de uma sociedade saudável, inclusiva e sustentável. Nesse sentido, a escola, enquanto um espaço de formação de sujeitos, pode contribuir com um ensino que contemple o respeito às questões sociais, garantindo igualdade e qualidade de vida a todos. Diversas pesquisas vem estimulando a criação de escolas sustentáveis, como estratégias de conservar a vida no planeta de forma equilibrada. Entendem-se como escolas sustentáveis aquelas que desde o espaço físico, a gestão, até o currículo, pratica atividades que garantem a qualidade de vida às presentes e futuras gerações. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi identificar aspectos teóricos e práticos que podem qualificar a EFA-Puris como uma escola sustentável. Para a coleta dos dados, foi realizada a pesquisa documental e bibliográfica, além da observação participante, que se fez importante fonte de investigação dos aspectos teóricos e práticos da instituição em torno da temática da escola sustentável e a possível inserção da mesma nesse universo. De maneira geral, nossas análises revelam a presença de uma diversidade de experiências e práticas que a instituição realiza, principalmente, as que abordam os aspectos de uma escola sustentável. A EFA- Puris é uma escola que possui diversos elementos de ensino que são princípios e práticas sustentáveis, tais como o resgate cultural, cooperativismo, o envolvimento comunitário e relações sociais, que valorizam as culturas, a terra e a vida. Desta forma, a escola é um instrumento de desenvolvimento que considera as dimensões da educação para a cidadania, e proporciona aos educandos construir conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Mediante a complexidade do tema sugere-se que as análises realizadas não sejam suficientes para conclusões, apesar de a escola possuir diversos elementos que possam caracterizá-la como uma Escola Sustentável. Tendo em vista a importância da escola para a transformação da sociedade e mediante a atual crise planetária que vivemos e as atividades realizadas pela escola, e, ainda, diante da bibliografia utilizada para fundamentar essa pesquisa, podemos caracterizá-la como uma escola sustentável.
Palavras-chave Educação, Escola Sustentável, Sustentabilidade.
Forma de apresentação..... Painel
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