Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10054

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Érica Fernandes Borges
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Título O ensino de espanhol para alunos surdos em sala de aula inclusiva: desafios e possibilidades
Resumo Este estudo, em fase de desenvolvimento, visa abordar o ensino de espanhol para alunos surdos em sala de aula inclusiva. Espera-se entender e desvendar quais são os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem de espanhol para alunos surdos em uma escola pública regular da rede estadual de ensino. A Lei número 11.161/05 estabelece a inserção da língua espanhola no Ensino Médio, de forma obrigatória, e facultativo no Ensino Fundamental. No mesmo ano, o Decreto número 5626/05 determina que as escolas da rede regular de ensino devem garantir a inclusão de alunos surdos por meio de uma educação bilíngue através da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS. Dessa conjunção, surgiu a possibilidade de termos o ensino de espanhol para alunos surdos. Entretanto, o ensino de língua estrangeira para o referido público ainda é um desafio, visto que muitos professores e instituições de ensino não estão preparados para lidar com esses alunos e o fato de que muitos alunos surdos chegam às escolas sem conhecimento de sua língua materna, no caso do Brasil, a LIBRAS, preditor relevante à aprendizagem de outras línguas. Surgiram, então, os seguintes questionamentos: Qual a importância para os alunos surdos da aquisição da LIBRAS, de forma consolidada, para o aprendizado de uma LE? Quais práticas pedagógicas e recursos contribuem de maneira significativa para o aprendizado? Como o aluno surdo é avaliado? Quais contribuições o ensino de espanhol traz para formação acadêmica, profissional, social e cultural do grupo em foco? A metodologia deste trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, com o objetivo de observar quais metodologias contribuem de maneira mais significativa no ensino de espanhol para alunos surdos em escolas inclusivas. Para tanto, um estudo de caso está em andamento em uma escola pública regular da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Observações em aulas; entrevistas com professores, intérpretes e alunos; diário de campo e registro em áudio e vídeo são utilizados como instrumentos de coleta de dados. O resultado esperado é garantir o ensino de língua estrangeira para alunos surdos através de metodologias adaptadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Educação Inclusiva, LIBRAS, Língua Espanhola
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.