Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10047

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Arlindo Júnior Corrêa
Orientador CARLOS FERRER PLAZA
Título Curso de Extensão em Língua Espanhola - CELES
Resumo O Curso de Extensão em Língua Espanhola (CELES) integra o Programa de Extensão e Ensino de Línguas (PRELIN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde o ano de 2011. Surgiu da necessidade de suprir a demanda dos estudantes da UFV e da comunidade viçosense diante do crescimento da visibilidade da língua espanhola em todo o mundo, inclusive no Brasil. Inspirou-se em modelos utilizados em outras instituições federais de ensino, tais como a UFMG, UFG, dentre outras; observado o sucesso destes projetos tanto na formação extracurricular e cultural de seus alunos quanto na formação docente de seus estagiários, uma vez que lhes oferece a oportunidade de pôr em prática as teorias de ensino estudadas na licenciatura em um contexto educacional real. O CELES, além de proporcionar conhecimentos linguísticos a seus alunos e didáticos a seus professores, contribui em mesma medida para formação cultural e cidadã de ambos os lados, pois acreditamos que língua e cultura são conceitos indissociáveis e elementos formadores da identidade de cada ser e de cada povo. O CELES tem como objetivo oferecer o ensino de língua espanhola à comunidade acadêmica e viçosense a um baixo custo, além de contribuir para a formação docente do bolsista e dos voluntários, graduandos em Letras com habilitação em língua espanhola, que atuam como professores das turmas oferecidas pelo CELES sob supervisão e orientação do coordenador do projeto e de professores de língua espanhola do Departamento de Letras. São oferecidas semestralmente turmas dos níveis 1A ao 3B. A carga horária total de cada turma é de 50 horas, divididas em 30 aulas de 100 minutos cada, que acontecem duas vezes por semana em espaços da UFV. Além de duas reuniões semestrais feitas pela coordenação do Curso com todos os participantes, cada professor-aluno é orientado individualmente por um professor de língua espanhola do DLA envolvido no projeto. A metodologia adotada pela equipe do CELES se baseia no enfoque comunicativo do ensino de línguas estrangeiras, que dá máxima importância à interação entre os alunos e o professor e busca desenvolver igualmente as quatro destrezas envolvidas no processo de aquisição de uma segunda língua: a oral, a auditiva, a escrita e a leitora. Para isso, além do livro didático adotado pela equipe, os professores utilizam outros materiais de diversas fontes além dos criados especificamente ou adaptados por eles, de acordo com as necessidades dos alunos. A cultura dos países hispanos é um elemento sempre presente nas aulas, por meio do qual se trabalham os conteúdos gramaticais e se desenvolvem as referidas destrezas. Dessa maneira, o projeto proporciona aos bolsistas, graduandos do curso de Letras–Português-Espanhol, a oportunidade de relacionar e integrar teoria didática e prática docente.
Palavras-chave CELES, extensão, cultura
Forma de apresentação..... Painel
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