Resumo |
O veículo fora de estrada tipo baja é monoposto e robusto e deve estar de acordo com as regras de segurança e desempenho automotivo, definidas pelo regulamento baja SAE Brasil. Esses veículos tem que apresentar maior versatilidade de mobilidade, como capacidade de operar em terrenos de baixa sustentação, inclinados e irregulares. Durante a competição, o protótipo projetado e construído pelos estudantes é submetido a diferentes provas das quais se podem citar as provas de frenagem e de slalon. Durante a prova de frenagem o veiculo deve travar as quatro rodas para ser aprovado, já no slalon, o objetivo é completar a prova no menor tempo. A fim de promover uma melhora significativa no tempo durante o slalon, o presente trabalho propõe projetar um sistema de freios inovador para diminuir o raio de curvatura do veiculo e melhorar o tempo de reação do carro após sair da curva, através da instalação de uma válvula esfera na linha de freio do veículo, sendo a mesma acionada mecanicamente a partir do sistema de direção do protótipo. Para que esse objetivo seja alcançado, o conceito do freio dinâmico proposto foi implementado. O mecanismo de acionamento do freio foi dimensionado estruturalmente, mostrando os procedimentos adotados para a confecção de cada uma das partes envolvidas no sistema, além de implementado no protótipo UFVbaja.Foram utilizados materiais de baixo custo, uma vez que a equipe UFVbaja não pode fazer altos investimentos em um novo sistema, tendo em vista a sua dificuldade financeira. Sendo assim, foi apresentada uma tabela, mostrando os custos de cada um dos componentes do sistema, para que assim a viabilidade econômica do mecanismo seja comprovada. Numa última etapa, o mecanismo composto de registros de esferas ligados ao sistema de fluxo de freio e volante foi construído e adaptado ao Baja. Os testes no veículo em pista mostrou ganho quanto a estabilidade e eficiência de curvatura, sendo feitas tomadas de tempo com diferentes pilotos em uma pista simulando as condições enfrentadas no slalom.Os testes mostraram uma melhora no desempenho do veículo a partir da diminuição do tempo de prova do protótipo pelo fato da frenagem diferenciada nas curvas. |