Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10046

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Fabricio Gobbo Ferreira Filho
Orientador JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Outros membros GEICE PAULA VILLIBOR, Raphael Neves Freitas Vidal
Título Construção de um sistema de freios dinâmicos e frenagem diferenciada nas rodas para reduzir o raio de curvatura de veículo baja
Resumo O veículo fora de estrada tipo baja é monoposto e robusto e deve estar de acordo com as regras de segurança e desempenho automotivo, definidas pelo regulamento baja SAE Brasil. Esses veículos tem que apresentar maior versatilidade de mobilidade, como capacidade de operar em terrenos de baixa sustentação, inclinados e irregulares. Durante a competição, o protótipo projetado e construído pelos estudantes é submetido a diferentes provas das quais se podem citar as provas de frenagem e de slalon. Durante a prova de frenagem o veiculo deve travar as quatro rodas para ser aprovado, já no slalon, o objetivo é completar a prova no menor tempo. A fim de promover uma melhora significativa no tempo durante o slalon, o presente trabalho propõe projetar um sistema de freios inovador para diminuir o raio de curvatura do veiculo e melhorar o tempo de reação do carro após sair da curva, através da instalação de uma válvula esfera na linha de freio do veículo, sendo a mesma acionada mecanicamente a partir do sistema de direção do protótipo. Para que esse objetivo seja alcançado, o conceito do freio dinâmico proposto foi implementado. O mecanismo de acionamento do freio foi dimensionado estruturalmente, mostrando os procedimentos adotados para a confecção de cada uma das partes envolvidas no sistema, além de implementado no protótipo UFVbaja.Foram utilizados materiais de baixo custo, uma vez que a equipe UFVbaja não pode fazer altos investimentos em um novo sistema, tendo em vista a sua dificuldade financeira. Sendo assim, foi apresentada uma tabela, mostrando os custos de cada um dos componentes do sistema, para que assim a viabilidade econômica do mecanismo seja comprovada. Numa última etapa, o mecanismo composto de registros de esferas ligados ao sistema de fluxo de freio e volante foi construído e adaptado ao Baja. Os testes no veículo em pista mostrou ganho quanto a estabilidade e eficiência de curvatura, sendo feitas tomadas de tempo com diferentes pilotos em uma pista simulando as condições enfrentadas no slalom.Os testes mostraram uma melhora no desempenho do veículo a partir da diminuição do tempo de prova do protótipo pelo fato da frenagem diferenciada nas curvas.
Palavras-chave Sistema de freios, sistema de direção, válvula esfera
Forma de apresentação..... Painel
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