Outros membros |
BETHANIA DE ASSIS COSTA, Izabela Cristina Barbosa, Laís Ferreira Felicio, Letícia Cardoso de Carvalho, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Thaís Gonçalves Abranches, Tiago da Silva Teixeira, Verônica Aparecida da Silva |
Resumo |
O LudC-Art é um projeto vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa/UFV, tem como principal objetivo promover atividades lúdicas, artísticas e culturais com crianças de 2 a 12 anos de idade, estendendo-se a outras faixas etárias, como a terceira idade. Sua finalidade é resgatar a cultura lúdica e artística na infância, em diferentes espaços da comunidade de Viçosa e cidades circunvizinhas. As letras maiúsculas no título, servem para destacar a Ludicidade, a Cultura e a Arte pilares para o desenvolvimento deste trabalho. O referido projeto é desenvolvido, por meio de eventos itinerantes em diversos espaços como escolas públicas e particulares, instituições filantrópicas, feiras culturais, festivais, abrigos, asilos, praças, etc. A bolsista organiza a equipe de trabalho, estabelece parcerias. As atividades são realizadas por meio de jogos; brincadeiras musicais; atividades com acessórios para dramatização e oficinas de artes plásticas, produção de brinquedos/jogos com sucatas; “jogos tradicionais” propostos pelo próprio público atendido. As crianças têm total liberdade para escolher com o que irão brincar. Atualmente atendemos, em Viçosa, o Centro Intermunicipal de Apoio à Criança e ao Adolescente-CIACA; Feira Agroecológica e Cultural da Violeira; Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar-Quintal Solidário; Brinquedoteca Quilombo do Brincar (na comunidade Buieié). Em Ervália/MG o CEMEI Pré-escolar “Célia Frederico Vieira”; Em Cajuri/MG a E. M. Arnaldo Dias de Andrade Filho. O LudC-Art participou dos eventos “Vem brincar!” em comemoração à semana mundial do brincar, “4ª Estação Lúdica do curso de Educação Infantil”, dentre outras demandas advindas da comunidade de Viçosa e cidades circunvizinhas. O projeto permite ampliar a formação dos estudantes através de observações e trocas de saberes com os profissionais e membros das comunidades envolvidas, além de possibilitar maior estreitamento em relações universidade-comunidade por meio de práticas e ações extensionistas que valorizam a produção e socialização do conhecimento, fortalecendo o elo entre o saber e o fazer. Através das ações interventivas, também é possível acontecer a integração acadêmica e articulação das atividades de cultura e arte universitária com as de ensino e de pesquisa que são realizadas por meio de eventos que possibilitam a divulgação e submissão de trabalhos realizados pelo projeto. O projeto está em constante interação com diferentes cursos da UFV, possibilitando assim a interdisciplinaridade e troca de conhecimentos. A iniciativa de concretizar esse trabalho se deu no fato de que a brincadeira caracteriza-se como um produto cultural e artístico, advindo do contexto e das particularidades de cada grupo considerando, portanto, que cada comunidade local tem seus valores, crenças e costumes próprios e os resultados obtidos tem reafirmado a importância das vivencias lúdicas para a formação do ser humano. |