Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10037

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Caroline Costa Cunha
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros Bruna Paradelo Cardoso, Júlia Sena Cabral, Renata Aparecida Fernandes Oliveira, SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI, Thaís de Melo Pacheco
Título O lúdico no apoio à lactação na perspectiva de puérperas: uma abordagem centrada no diálogo
Resumo Introdução: A complexidade que envolve o início da lactação materna demanda adaptações dos recursos lúdicos utilizados e distribuídos à população com a finalidade de esclarecer e de estimular a prática da amamentação. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a percepção de mães assistidas pelo PROLAC – Programa de Apoio à Lactação – com relação ao material didático explicativo distribuído às puérperas que tiveram filhos no Hospital São Sebastião do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das ações: As atividades desenvolvidas incluíram duas etapas. Inicialmente, foi realizada a apreciação dos recursos didáticos do PROLAC, seleção e lapidagem do folder “Orientações no pós-parto” e discussão do layout do novo folder “Nutrindo saberes: um cuidado de mãe para filho”. Sequencialmente, procedeu-se a avaliação da percepção das puérperas quanto ao conteúdo, ilustrações, cores e diagramação do folder modificado. Partindo dos princípios de validade, flexibilidade, significado e utilidade dos conteúdos expostos no folder, conduziu-se uma abordagem dialógica com as puérperas, no período de maio a junho de 2018. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Resultados: As falas revelaram conhecimentos, interesses e posturas favoráveis das puérperas frente ao ato de amamentar. Especialmente quanto aos conteúdos expostos no folder, os relatos enfatizaram a utilidade das dicas do que fazer para aliviar possíveis intercorrências clínicas nas mamas (incômodos, dores, inchaços); o fácil entendimento da “pega correta” e da “pega incorreta”, considerando o texto e a ilustração; a presença de setas que direcionam a atenção para os cuidados com a lactação; e a cor lilás, em escala monocromática, que realça alguns assuntos e que agradou, visualmente, por remeter-se à maternidade. As palavras que se destacaram nos depoimentos foram: “informações mais organizadas”, “informações úteis”, “informações fáceis de compreender”, “explicações estão bem mais claras”, “bem explicadas”, “informações mais completas”, “dá para entender bem”, “a imagem mostra como fazer” e "este material ajuda bastante". A estratégia de ouvir as puérperas propôs a flexibilidade em conteúdos, ilustrações e layout do folder distribuído pelo PROLAC para que as informações veiculadas, neste recurso, possam ter mais serventia para este público. O diálogo entre o entrevistador e as puérperas permitiu apreender a percepção das mães com relação ao folder de apoio à lactação, buscando estratégias de melhorias deste recurso lúdico. Conclusões: Esse trabalho demonstra a importância de que os materiais didáticos direcionados à população sejam tecnicamente preparados e testados em relação à utilidade e ao significado do conteúdo, para que cumpram a finalidade de esclarecer, orientar ou auxiliar os indivíduos em suas demandas na área da saúde.
Palavras-chave Puérperas, Lactação, Recurso Lúdico.
Forma de apresentação..... Painel
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