Resumo |
Introdução: A complexidade que envolve o início da lactação materna demanda adaptações dos recursos lúdicos utilizados e distribuídos à população com a finalidade de esclarecer e de estimular a prática da amamentação. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a percepção de mães assistidas pelo PROLAC – Programa de Apoio à Lactação – com relação ao material didático explicativo distribuído às puérperas que tiveram filhos no Hospital São Sebastião do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das ações: As atividades desenvolvidas incluíram duas etapas. Inicialmente, foi realizada a apreciação dos recursos didáticos do PROLAC, seleção e lapidagem do folder “Orientações no pós-parto” e discussão do layout do novo folder “Nutrindo saberes: um cuidado de mãe para filho”. Sequencialmente, procedeu-se a avaliação da percepção das puérperas quanto ao conteúdo, ilustrações, cores e diagramação do folder modificado. Partindo dos princípios de validade, flexibilidade, significado e utilidade dos conteúdos expostos no folder, conduziu-se uma abordagem dialógica com as puérperas, no período de maio a junho de 2018. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Resultados: As falas revelaram conhecimentos, interesses e posturas favoráveis das puérperas frente ao ato de amamentar. Especialmente quanto aos conteúdos expostos no folder, os relatos enfatizaram a utilidade das dicas do que fazer para aliviar possíveis intercorrências clínicas nas mamas (incômodos, dores, inchaços); o fácil entendimento da “pega correta” e da “pega incorreta”, considerando o texto e a ilustração; a presença de setas que direcionam a atenção para os cuidados com a lactação; e a cor lilás, em escala monocromática, que realça alguns assuntos e que agradou, visualmente, por remeter-se à maternidade. As palavras que se destacaram nos depoimentos foram: “informações mais organizadas”, “informações úteis”, “informações fáceis de compreender”, “explicações estão bem mais claras”, “bem explicadas”, “informações mais completas”, “dá para entender bem”, “a imagem mostra como fazer” e "este material ajuda bastante". A estratégia de ouvir as puérperas propôs a flexibilidade em conteúdos, ilustrações e layout do folder distribuído pelo PROLAC para que as informações veiculadas, neste recurso, possam ter mais serventia para este público. O diálogo entre o entrevistador e as puérperas permitiu apreender a percepção das mães com relação ao folder de apoio à lactação, buscando estratégias de melhorias deste recurso lúdico. Conclusões: Esse trabalho demonstra a importância de que os materiais didáticos direcionados à população sejam tecnicamente preparados e testados em relação à utilidade e ao significado do conteúdo, para que cumpram a finalidade de esclarecer, orientar ou auxiliar os indivíduos em suas demandas na área da saúde. |