Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10031

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Cleonice Alves de Castro Antunes
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Título Desenho animado e representação nacional em Irmão do Jorel
Resumo Os artefatos produzidos pela indústria cultural contemporânea são frequentemente simbólicos, de natureza linguística. Transmitidos pelos meios de comunicação de massa, se tornam repositórios das referências culturais de uma sociedade e estimulam uma disciplina de consumo – não somente de bens, mas também dos próprios símbolos e das culturas a eles agregadas. Entre os objetos de maior destaque dessa indústria está o desenho animado. Historicamente dominado por produções estrangeiras, o cenário da animação no Brasil permite mesmo recordar conceitos como o de alienação cultural, a introjeção de uma cultura que serve a interesses alheios em outra. Quando se assume que cultura nacional é um discurso conscientemente construído a fim de orientar as ações e percepções de um povo a respeito de si, os discursos massivos têm sido lidos na América Latina como parte de um sistema globalizado homogenizador, que apagaria manifestações culturais locais e, assim, suas identidades. Inserida na difusão da produção estrangeira, Irmão do Jorel (2014) é uma série animada brasileira, inspirada em famílias suburbanas brasileiras do fim do século XX, com apresentação de aspectos relevantes da cultura em que se insere. Identificar na narratividade de Irmão do Jorel elementos constituintes de uma cultura e identidade brasileiras – cotidianas, populares e não academicizadas – a fim de discutir o papel da representatividade do Brasil no contexto da animação nacional, é o foco dessa investigação. Para a efetuação de uma análise crítica interpretativa adequada, será feita a revisão da bibliografia, ainda escassa porque ainda recente, sobre identidade e cultura brasileiras no período em que estão situados os episódios de Irmão do Jorel. Analisando-se em sequência um corpus de episódios levantados, nota-se a recorrência de um caráter memorial, que aborda a transição da organização social brasileira entre as décadas de 1980 e 1990, tematizando as novas configurações familiares, a memória dos regimes totalitários e a própria influência dos meios massivos e da sociedade de consumo, consequentes do processo de globalização. Observa-se representação de aspectos relevantes da cultura brasileira em uma modalidade audiovisual, com frequência, acusada de promover o apagamento das identidades nacionais. Mais do que isso, há no objeto elementos de crítica a esses mesmos processos globalizantes que servem à alienação cultural. Conforme entrevisto por pensadores recentes da teoria cultural, a possibilidade de retomada da voz local dentro de um contexto globalizado se dá às vezes a partir da inserção dos objetos discursivos nacionais no próprio modelo dos meios massivos, aparatos de comunicação e dominação estrangeiros, o que pretendemos demonstrar em nossa análise crítica de Irmão do Jorel.
Palavras-chave Animação, Globalização, Identidade nacional
Forma de apresentação..... Oral
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