Resumo |
Com a diferenciação de idade e de tempo comissionado de cargo na instituição as experiências atribuídas aos serviços prestados são distintas e podem gerar uma troca de experiências muito rica ou desafios de convivência. De modo instintivo a cultura organizacional pode facilitar este processo, se é aberta e flexível às ideias do novo funcionário, e estimula um ambiente de convívio favorável entre as distintas gerações ou dificultá-lo se molda o novo funcionário aos padrões burocráticos não possibilitando que contribua com seus conhecimentos e novidades. Os agentes absorvem e influenciam a cultura da instituição, mediante seu tempo de carreira e o ano de ingressão no serviço. Dessa forma, parece legítimo, estudar como essas diferenças de experiências geracionais podem influenciar a execução do trabalho dos servidores da Universidade Federal de Viçosa. Perante o objetivo geral analisado que visa compreender: como essas diferenças de experiências geracionais podem influenciar a cultura organizacional e a execução do trabalho dos servidores da Universidade Federal de Viçosa, elegeu-se aqui como sujeitos da pesquisa servidores públicos de diferentes idades e com ingresso no serviço público em períodos distintos, desempenhando suas atividades num mesmo setor e com níveis de complexidade semelhantes. Foi adotada a abordagem qualitativa, e considerando o objetivo do trabalho, a pesquisa é descritiva. No que tange a coleta de dados serão aplicadas entrevistas semiestruturadas aos servidores, com diferentes cargos, nomeações e tempo de serviço, da Universidade Federal de Viçosa que irão compor a amostra da pesquisa. A partir das entrevistas será possível identificar as categorias de análise, sendo este o método adotado. Em posse das respostas obtidas espera-se inferir se de fato na Universidade Federal de Viçosa as diferenças geracionais influenciam a cultura e o trabalho dos servidores e como afetam o convívio dos mesmos no ambiente de trabalho. Deste modo o debate será problematizado visando alinhar os resultados obtidos aos pontos levantados no referencial teórico da pesquisa, assim respondendo objetivo da pesquisa e propondo sugestões. |