Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10020

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Guimarães de Souza Araujo
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros JULIANA FARIAS DE NOVAES, Lara Gomes Suhett
Título Estratégias de marketing e o comportamento do consumidor de alimentos de uma rede de supermercados de Viçosa, MG
Resumo O marketing é um conjunto de processos que envolvem criação, comunicação e geração de valor para ser oferecido ao mercado. Diversos setores exploram essas características para criar ligação com seus clientes e compreender os estímulos que podem influenciar o comportamento de comprado consumidor. Entre as áreas onde o marketing pode ser utilizado, está o supermercado. Ele faz parte de um segmento de varejo onde se podem encontrar diversos tipos de produtos com diferentes finalidades. Entre os produtos que são comercializados, estão os produtos alimentícios. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o comportamento do consumidor de alimentos em relação às estratégias de marketing mais utilizadas por uma rede de supermercados em Viçosa, MG. Para avaliar o efeito das estratégias de marketing sobre o comportamento do consumidor, foi aplicado um questionário semiestruturado com amostragem por conveniência (n=68) em 3 supermercados com características distintas de uma única rede na cidade de Viçosa. O questionário continha questões referentes aos dados sociodemográficos dos consumidores, às estratégias de marketing utilizadas nos supermercados, ao comportamento do consumidor e possíveis influências no momento da compra. A maioria dos consumidores foi do sexo masculino (58,8%) e de faixa etária mais jovem (60,3%). Foi observada maior frequência de indivíduos que se consideram impulsivos ao comprar entre aqueles mais jovens (18 a 35 anos) e que não seguiam lista de compras (P<0,05). Os aspectos mais relevantes apontados no momento da compra foram “qualidade” (50,0%)e “preço” (36,8%). Maior frequência de consumidores relatou ter influência positiva no momento da compra quando os produtos estão localizados próximos às zonas de promoção (83,8%) e na altura dos olhos (72,1%). As características das embalagens que mais chamam a atenção dos consumidores foram “facilidade de manuseio” (50,0%), “embalagens individuais” (38,2%) e “material da embalagem” (38,2%). Observa-se que as estratégias de marketing, como a localização, características e embalagens dos produtos, bem como o uso ou não de lista de compras, podem influenciar de forma positiva a compra dos mesmos.
Palavras-chave Marketing, Comportamento, Impulsividade
Forma de apresentação..... Oral
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