Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10017

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Caio Fillype Nunes Figueiredo
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Outros membros Flávia Brassarola Borsani
Título Mosaico: estratégias e propostas de composição em dança
Resumo O estudo teve como participantes diretos a Companhia Mosaico de Dança Contemporânea, cujo objetivo foi investigar relações entre composição coreográfica e referências das Artes Visuais e influências recíprocas. A pesquisa se pautou na “in-ex-corporação” – relações geradas no entre interno/externo, corpo/ambiente, eu/outro, e no entendimento que teoria e prática são indissociáveis: o conhecimento é gerado do criar e do fazer artístico. Procedimentos metodológicos foram registros visuais (filmagens e fotografias), e um questionário com os participantes para avaliar o processo de criação e percepções de cada intérprete/criador das interfaces da Dança e Artes Visuais. Houve parcerias e apoio de diferentes cursos (Arquitetura, Ciências Sociais, Jornalismo, Biologia Animal), e discentes e docentes da UFV. No trabalho colaborativo e coletivo, todos corroboraram para enriquecer interfaces entre dança e artes visuais no processo e na produção de diversas obras de dança e performance. A diretora artística junto com um docente da UFV e artista plástico inicialmente desenvolveram estudos em museus de Madri investigando interfaces de Dança e Artes Visuais. Este estudo inicial levou à seleção de obras, movimentos, escolas e gêneros que no decorrer do trabalho de campo estreitaram o diálogo entre dança e artes visuais por meio da investigação corporal – fruto dos estímulos aplicados nos laboratórios de criação. Esta pesquisa gerou como produtos: o espetáculo coreográfico Being Bricolage (com figurino e cenário minimalista elaborado e construído por alunos do Curso de Arquitetura), e as Performances: Alva, Libertas que SerasTamem, DR Corpo, Intermeio e Videodanças; Xaxá II, Libertas que SerasTamem, Sem Nome. Referências das artes visuais que se destacaram foram dadaísmo, realismo, surrealismo, futurismo, as quais dialogaram com dança-teatro, improvisação, neoclássico. A análise das respostas do questionário sugere que todos participantes ampliaram seus conhecimentos sobre possibilidades de cruzar diferentes linguagens artísticas durante o processo e produção de uma obra, não somente dança e artes visuais, mas dessas também com música e literatura. Feedbacks sobre as criações da Mosaico pelos públicos alcançados, demais profissionais da Arte e de outras áreas e próprios membros da Cia apontam as valiosas contribuições entre linguagens artísticas na composição em dança. Esse cruzamento de linguagens permitiu projeção e reinvenção além do escopo do fazer artístico coreográfico que dialoga somente com uma outra linguagem (por exemplo, com a música como é o mais usual em dança) e com um gênero para incluir a riqueza de se nutrir de fontes e propostas variadas para a criação em dança.
Palavras-chave estratégias de composição, interfaces, laboratório de criação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.