Resumo |
Este projeto de iniciação científica tem como objetivo a criação de um sistema de planejamento de caminho para a equipe de futebol de robôs Believe, Do and Play (BDP), do Núcleo de Especialização em Robótica, do DEL. A Equipe BDP compete na categoria Very Small Size Soccer (VSSS), no qual é regulamentada pela RoboCup (Robot World Cup). Uma partida dessa categoria é disputada entre duas equipes, cada uma composta por três jogadores, uma câmera e um computador. Este último é responsável por processar as imagens captadas pela câmera e, assim, obter a posição de cada jogador e da bola a cada instante. Tais dados são utilizados para a criação das estratégias de movimentação para os robôs. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a desenvolver algoritmos de planejamento de caminho, utilizando estratégias já conhecidas na literatura, como A*, Curva de Béizier, dentre outras. O método proposto é baseado em uma técnica da matemática de aproximação de funções, denominada Interpolação Polinomial, a qual consiste em selecionar pontos estratégicos e gerar um caminho com as seguintes características: ele deve passar exatamente pelos pontos de interesse e ser diferenciável. Como características adicionais de projeto, o caminho deve ter pouca mutabilidade em ambientes similares gerando caminhos também similares, ser calculado em tempo real, evitar obstáculos, poder controlar a orientação da curva em determinadas partes e ser possível coordenar os três robôs de forma cooperativa de maneira simples. Em simulações computacionais, o método se mostrou eficiente na criação de caminhos utilizando poucos pontos. Em função de sua simplicidade, ele permitirá o desenvolvimento de novas estratégias de movimentação para os robôs da Equipe BDP. Os próximos passos desda pesquisa será a aplicação desta estratégia em uma situação de jogo, onde os robôs adversário serão os obstáculos a serem evitados e algum robô da Equipe BDP, a bola e a baliza adversária serão os ponto de interesse do caminho a ser gerado. |