Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10005

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor David da Silva Aleixo
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros André Luís Carvalho Mendes
Título Planejamento de caminho para futebol de robôs
Resumo Este projeto de iniciação científica tem como objetivo a criação de um sistema de planejamento de caminho para a equipe de futebol de robôs Believe, Do and Play (BDP), do Núcleo de Especialização em Robótica, do DEL. A Equipe BDP compete na categoria Very Small Size Soccer (VSSS), no qual é regulamentada pela RoboCup (Robot World Cup). Uma partida dessa categoria é disputada entre duas equipes, cada uma composta por três jogadores, uma câmera e um computador. Este último é responsável por processar as imagens captadas pela câmera e, assim, obter a posição de cada jogador e da bola a cada instante. Tais dados são utilizados para a criação das estratégias de movimentação para os robôs. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a desenvolver algoritmos de planejamento de caminho, utilizando estratégias já conhecidas na literatura, como A*, Curva de Béizier, dentre outras. O método proposto é baseado em uma técnica da matemática de aproximação de funções, denominada Interpolação Polinomial, a qual consiste em selecionar pontos estratégicos e gerar um caminho com as seguintes características: ele deve passar exatamente pelos pontos de interesse e ser diferenciável. Como características adicionais de projeto, o caminho deve ter pouca mutabilidade em ambientes similares gerando caminhos também similares, ser calculado em tempo real, evitar obstáculos, poder controlar a orientação da curva em determinadas partes e ser possível coordenar os três robôs de forma cooperativa de maneira simples. Em simulações computacionais, o método se mostrou eficiente na criação de caminhos utilizando poucos pontos. Em função de sua simplicidade, ele permitirá o desenvolvimento de novas estratégias de movimentação para os robôs da Equipe BDP. Os próximos passos desda pesquisa será a aplicação desta estratégia em uma situação de jogo, onde os robôs adversário serão os obstáculos a serem evitados e algum robô da Equipe BDP, a bola e a baliza adversária serão os ponto de interesse do caminho a ser gerado.
Palavras-chave Planejamento de caminho, Robótica, Futebol de Robôs
Forma de apresentação..... Oral
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