Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10002

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor José Gomes Thomaz
Orientador RITA DE CASSIA DE ALCANTARA BRAUNA
Título A relação com o saber dos estudantes de Química e seus efeitos no processo ensino-aprendizagem
Resumo Rotineiramente, tem sido observado nos estudantes uma mudança no interesse pelos estudos para uma postura mais indisciplinada e desmotivada; o que tem desafiado a escola na tentativa de resgatar a motivação e engajamento desses pelo conhecimento. Nesse contexto, surgem inúmeras propostas pedagógicas mobilizadas por pesquisadores de diferentes áreas para solucionar o problema e promover um ensino mais interessante e significativo para o estudante. Dentre elas, destacamos a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para o ensino de Química, que se apresenta como uma alternativa viável à formação de indivíduos que, hoje, vivem em contextos diretamente influenciados pelos avanços alcançados pelo desenvolvimento científico e tecnológico. E é diante dessa necessidade de renovação e da possibilidade de mudança oportunizada pela incorporação das dimensões CTS nos currículos, que esse estudo emerge, no contexto de uma Escola Pública da Cidade de Viçosa-MG, onde verificou-se que os estudantes matriculados na disciplina de Química, na 3ª série do Ensino Médio, não estavam correspondendo a um resultado satisfatório no aprendizado da disciplina e propôs-se a analisar a relação com o saber desses estudantes, mais especificamente, com o conhecimento químico. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, com base no Estudo de Caso, o qual consideramos adequado ao objetivo do estudo devido a necessidade de uma análise contextualizada, situada e em profundidade. Foram realizadas, também, observações em sala de aula e na escola, fundamentais para levantar algumas hipóteses do estudo. Após a realização das observações, foram aplicados aos estudantes um questionário socioeconômico e realizou-se um Grupo Focal para aprofundamento e discussão de algumas questões. Os principais resultados apontam para uma relação com o saber marcada pela negatividade, aversão, acriticidade e repulsa em relação aos estudos e ao conhecimento; para uma baixa mobilização dos estudantes na sala de aula de Química e para o aprendizado dessa disciplina. Verificou-se, ainda, uma dificuldade relevante dos estudantes no que diz respeito a resolução de problemas, formulação de hipóteses, à linguagem química e uma carência em conhecimentos anteriores necessários ao aprendizado dos novos conteúdos, que não são trabalhados em sala de aula pelo professor, e cujos sintomas são percebidos nos sentimentos de desmotivação, ansiedade e baixa autoestima. A dimensão afetiva também foi considerada importante nas nossas análises, principalmente no que se refere à pouca valorização do aluno como sujeito histórico e em construção permanente no processo de ensino. Nesse sentido, percebemos uma relação com o saber desses estudantes marcada por uma ausência de sentido em relação ao conhecimento e ao conhecimento químico, que impacta negativamente o seu aprendizado e a sua postura frente aos estudos, naturalizando sua situação de fracasso e baixa mobilização em relação à Escola.
Palavras-chave Relação com o saber, Química, Ensino de Química
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.