ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Arquitetura e Urbanismo |
Setor |
Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Mariana de Oliveira Patrício Batalha |
Orientador |
TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO |
Título |
DESIGN E TECNOLOGIA –O IMPACTO DAS nTICs NO ENSINO-APRENDIZADO DAS HABILIDADES CRIATIVAS |
Resumo |
Observa-se atualmente grande inserção de tecnologias nos processos de trabalho e nos processos educacionais. A revolução digital tem permitido e instigado novas práticas em vários setores. Na academia busca-se entender e experimentar novas metodologias para formar profissionais preparados para esta nova sociedade tecnológica. O cenário apresenta-se promissor e várias pesquisas que vão desde revisão de processos até a criação de espaços diferenciados com novos arranjos espaciais tem sido experimentados. A pesquisa visa investigar as novas tecnologias da informação e comunicação em ambientes de aprendizagem do curso de Design de Produto, abordando o desenvolvimento das habilidades criativas do aluno e como as novas tecnologias podem impactar esse processo. O objetivo geral desse estudo é investigar os impactos no processo de ensino-aprendizagem do curso de Design, ao inserir novas tecnologias da informação e da comunicação no ambiente da sala de aula. O objetivo geral desse estudo é investigar os impactos da tecnologia no desenvolvimento das habilidades criativas do aluno do curso de Design de Produto. Outros objetivos específicos incluem mapear os cursos de design e conhecer a situação atual dos cursos de Design no Brasil; verificar s abordagens de tecnologia e criatividade na legislação pertinente aos Cursos de Design no Brasil; mapear, identificar e relacionar as novas tecnologias inseridas no ambiente das salas de aula; analisar o processo pedagógico, a arquitetura e espaço das salas de aula dos cursos de Design de Produto e quais tecnologias utilizadas; e analisar o uso das salas de aula do curso de Design da UEMG, nos campi das cidades de Belo Horizonte e Ubá. A pesquisa se baseia numa investigação de carácter exploratório e de base empírica. A abordagem será qualitativa e quantitativa e o método adotado será o de estudo de casos. Pretende-se traçar diretrizes para que o ambiente de aprendizagem seja facilitador do desenvolvimento das habilidades criativas do aluno nesses cursos. |
Palavras-chave |
DESIGN, TECNOLOGIA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, HABILIDADES CRIATIVAS |
Forma de apresentação..... |
Painel |