Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9039

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Arquitetura e Urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mariana de Oliveira Patrício Batalha
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título DESIGN E TECNOLOGIA –O IMPACTO DAS nTICs NO ENSINO-APRENDIZADO DAS HABILIDADES CRIATIVAS
Resumo Observa-se atualmente grande inserção de tecnologias nos processos de trabalho e nos processos educacionais. A revolução digital tem permitido e instigado novas práticas em vários setores. Na academia busca-se entender e experimentar novas metodologias para formar profissionais preparados para esta nova sociedade tecnológica. O cenário apresenta-se promissor e várias pesquisas que vão desde revisão de processos até a criação de espaços diferenciados com novos arranjos espaciais tem sido experimentados. A pesquisa visa investigar as novas tecnologias da informação e comunicação em ambientes de aprendizagem do curso de Design de Produto, abordando o desenvolvimento das habilidades criativas do aluno e como as novas tecnologias podem impactar esse processo. O objetivo geral desse estudo é investigar os impactos no processo de ensino-aprendizagem do curso de Design, ao inserir novas tecnologias da informação e da comunicação no ambiente da sala de aula. O objetivo geral desse estudo é investigar os impactos da tecnologia no desenvolvimento das habilidades criativas do aluno do curso de Design de Produto. Outros objetivos específicos incluem mapear os cursos de design e conhecer a situação atual dos cursos de Design no Brasil; verificar s abordagens de tecnologia e criatividade na legislação pertinente aos Cursos de Design no Brasil; mapear, identificar e relacionar as novas tecnologias inseridas no ambiente das salas de aula; analisar o processo pedagógico, a arquitetura e espaço das salas de aula dos cursos de Design de Produto e quais tecnologias utilizadas; e analisar o uso das salas de aula do curso de Design da UEMG, nos campi das cidades de Belo Horizonte e Ubá. A pesquisa se baseia numa investigação de carácter exploratório e de base empírica. A abordagem será qualitativa e quantitativa e o método adotado será o de estudo de casos. Pretende-se traçar diretrizes para que o ambiente de aprendizagem seja facilitador do desenvolvimento das habilidades criativas do aluno nesses cursos.
Palavras-chave DESIGN, TECNOLOGIA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, HABILIDADES CRIATIVAS
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.