Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9037

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Roberth Dias Moreira
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Robson Aparecido dos Santos Ferraz, Rubens Albano Verona
Título A Avaliação como Ferramenta para Elaboração de Estratégias Facilitadoras no Processo Ensino/Aprendizagem
Resumo Na perspectiva da educação formal, a avaliação é utilizada no contexto escolar como fim do processo de ensino/aprendizagem, não obstante, muitas vezes essa não cumpre bem o seu papel. Reconsiderações acerca da temática têm suscitado numerosas discussões no campo da Didática, e dentre essas, situa-se o debate em torno de uma “avaliação formativa alternativa”, que consistiria em personalizar o ensino e o conteúdo formal de acordo com as especificidades de cada indivíduo e do público-alvo, potencializando as qualidades e interesses individuais, sem deixar de se considerar o todo harmônico. Através do método da “avaliação formativa alternativa”, é possível se reverter o sistema excludente e meritocrático da “escola tradicional”, isto é, aquele modelo educacional bancário, tecnicista e mercadológico, e transformar o ensino público como um todo. Ao trazermos esse método para a sala de aula, a avaliação serviria como uma espécie de “guia” para o/a educador/a adaptar o conteúdo curricular obrigatório, bem como outros conteúdos, como os temas transversais etc, a partir dos interesses de seus alunos e alunas, baseando-se, sobretudo, no conhecimento prévio desses/as, percebido através do feedback da avaliação. Trazendo essa discussão a uma outra matéria igualmente relevante, que é a discussão de gênero, percebe-se, através da experiência do PIBID na escola estadual Effie Rolfs, em Viçosa-MG, que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental têm uma singular percepção acerca do gênero feminino e de suas lutas e conquistas sociais na primeira metade do século XX, bem como questionamentos acerca da sua participação na II Guerra Mundial e em outros movimentos históricos. Em vistas disto, o/a educador/a, preocupado/a com a valorização da autonomia de seus estudantes, e de seus respectivos conhecimentos prévios, aplicaria um breve questionário anterior à explanação do conteúdo, com o intuito de perceber quais pontos deveriam ser mais bem trabalhados e de que forma. O produto dialético desse questionário serviria como referencial para uma possível avaliação. O questionário seria constituído através de perguntas como: “qual o papel da mulher na sociedade europeia no início do século XX?”, “quais profissões desempenhavam?”, “quais cargos as mulheres ocupavam no exército?”, “qual a importância histórica do voto feminino e o que isso representou para a vida das mulheres naquela época?”. Portanto, esse trabalho propõe a confecção de um questionário simples e objetivo, que seria aplicado aos alunos e alunas, e, com a coleta desses resultados, buscaria se fazer uma discussão entre professor/a de História e bolsistas do PIBID, a fim de se elaborar ao final estratégias de ensino eficientes, que deem conta das defasagens do ensino da História. Por fim, espera-se que os resultados de um questionário prévio facilitem o ofício do/a professor/a (ensino/aprendizagem) ao longo dos conteúdos curriculares.
Palavras-chave PIBID, Ensino Fundamental, Ensino de História
Forma de apresentação..... Painel
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