Resumo |
Com foco nos temas Identidade e Juventude, procuramos neste trabalho associar identidade ao ambiente escolar da Escola Estadual Raul de Leoni. Nosso estímulo para realização deste estudo de caso se deu nas observações iniciais dentro do ambiente escolar, no qual percebemos um distanciamento entre os estudantes, professores e gestão escolar; o que se mostra como obstáculo para o processo de ensino aprendizado. Como intervenção do PIBID de Sociologia, procuramos, no papel de bolsistas de iniciação à docência, valorizar as experiências e vivências dos estudantes por intermédio da própria identidade cultivada pelos mesmo, dentro e fora do ambiente escolar, tendo o Funk e o RAP como temas-ferramenta de interação com os estudantes, já que os mesmo manifestam grande interesse por estes gêneros musicais. Nosso público alvo de interação são os estudantes, sendo que a relevância deste trabalho se justifica em vista das altas taxas de evasão escolar e desinteresse de boa parcela do público estudantil para as atividades pedagógicas de formação no ambiente escolar. Tal desinteresse tem se manifestado como forma de crítica que surge recorrentemente da parte dos estudantes e da maior parte dos professores e gestão escolar. Pensar um caminho para valorização da identidade se torna um desafio, o que nos posiciona com o objetivo de compreender a realidade e vivências dos estudantes e considerá-las para a intervenção de atividades dentro da escola, o que se torna indispensável para pensar a construção de uma educação crítica e problematizadora. O objetivo desse estudo de caso é mostrar uma experiência que valoriza e auxilia na construção identitária dos estudantes, para que os mesmos vejam o processo de ensino aprendizagem de uma outra forma, a partir de suas experiências. O estudo de caso realizado foi a interação e observação em uma atividade específica desenvolvida no primeiro semestre de 2017, intitulada “Manifestações Culturais Periféricas: a voz da periferia no RAP e no Funk”. A ativividade teve como destaque inesperado a excelente receptividade dos estudante para com nossa pariticipação direta, enquanto um grupo externo que auxilia e desenvolve atividades suporte da disciplina de sociologia junto as turma do ensino médio. Desde a realização do evento, a relação com os bolsistas tem sido mais valorizada pelos estudantes, resultando também numa maior valorização do ambiente escolar. O presente trabalho procura demonstrar a dinâmica social e cultural que muitas vezes é desconsiderada pelos educadores e que se apresenta enquanto uma excelente ferramenta pedagógica para intervenção escolar, desde que seja considerado as vivências e experiências cotidianas dos estudantes. |