Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9015

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Zoologia
Setor Departamento de Biologia Animal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Stella Bicalho Silva
Orientador OSWALDO PINTO RIBEIRO FILHO
Título Monitorias de Zoologia como ferramenta para a construção do processo de ensino e aprendizagem
Resumo As monitorias de Zoologia Geral podem ser consideradas ferramentas eficazes para a construção do processo de aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa. A partir de sua oferta, é possível que os estudantes possam fixar os conteúdos das mais diversas áreas da Zoologia, como taxonomia, evolução, sistemas fisiológicos e história natural. As monitorias possuem caráter lúdico e dinâmico, que visam oportunizar a participação dos alunos por meio do esclarecimento de dúvidas, estimulando também a vivência prática da disciplina. Neste mesmo contexto, as monitorias contribuem de forma significativa para a formação acadêmica do monitor, inserindo-o na prática docente durante a graduação e extrapolando sua visão de aluno, preparando-o também para a pós-graduação e mercado de trabalho futuro. As monitorias da disciplina de Zoologia Geral são oferecidas para alunos de três cursos de graduação, sendo eles Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, acontecendo durante as aulas práticas da disciplina e também em horários que precedem as aulas, nas quais o laboratório se encontra vago e oportuno para o recebimento dos interessados. Neste momento, os alunos tem a oportunidade de visualizar, discutir, diferenciar, e compreender as principais características dos grupos de animais, facilitando também a compreensão teórica dos processos evolutivos, biológicos e fisiológicos presentes nas diversas áreas da Zoologia. A partir da realização de uma pesquisa quantitativa, seguida de coleta de dados e análises estatísticas, foi-se evidenciado que as monitorias de Zoologia Geral, aplicadas em horários extras ou durante as aulas práticas, contribuem positivamente e em 88% para a construção do processo de aprendizagem dos alunos, o que reforça ainda mais sua importância. Foi possível observar também que houve interesse e procura pelas monitorias, e melhora significativa no desempenho dos estudantes, que obtiveram apreço para com o curso e para com os conteúdos de Zoologia.
Palavras-chave Monitoria, Ensino, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.