Resumo |
As monitorias de Zoologia Geral podem ser consideradas ferramentas eficazes para a construção do processo de aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa. A partir de sua oferta, é possível que os estudantes possam fixar os conteúdos das mais diversas áreas da Zoologia, como taxonomia, evolução, sistemas fisiológicos e história natural. As monitorias possuem caráter lúdico e dinâmico, que visam oportunizar a participação dos alunos por meio do esclarecimento de dúvidas, estimulando também a vivência prática da disciplina. Neste mesmo contexto, as monitorias contribuem de forma significativa para a formação acadêmica do monitor, inserindo-o na prática docente durante a graduação e extrapolando sua visão de aluno, preparando-o também para a pós-graduação e mercado de trabalho futuro. As monitorias da disciplina de Zoologia Geral são oferecidas para alunos de três cursos de graduação, sendo eles Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, acontecendo durante as aulas práticas da disciplina e também em horários que precedem as aulas, nas quais o laboratório se encontra vago e oportuno para o recebimento dos interessados. Neste momento, os alunos tem a oportunidade de visualizar, discutir, diferenciar, e compreender as principais características dos grupos de animais, facilitando também a compreensão teórica dos processos evolutivos, biológicos e fisiológicos presentes nas diversas áreas da Zoologia. A partir da realização de uma pesquisa quantitativa, seguida de coleta de dados e análises estatísticas, foi-se evidenciado que as monitorias de Zoologia Geral, aplicadas em horários extras ou durante as aulas práticas, contribuem positivamente e em 88% para a construção do processo de aprendizagem dos alunos, o que reforça ainda mais sua importância. Foi possível observar também que houve interesse e procura pelas monitorias, e melhora significativa no desempenho dos estudantes, que obtiveram apreço para com o curso e para com os conteúdos de Zoologia. |