Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9005

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Carolina Silva Borges
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros Lara Andrade Silva Viana
Título Por que as pessoas doam? Um estudo de caso da Irmandade da Casa de Caridade de Viçosa
Resumo A Nova Sociologia Econômica é um campo de pesquisa que diverge consideravelmente dos princípios econômicos no que tange às relações sociais, sua importância e seu impacto. Enquanto a ciência econômica concebe as relações sociais como consequência de relações econômicas, a sociologia econômica defende que as relações econômicas são apenas meios de se estabelecer relações sociais. Diante essa divergência, a busca de dados empíricos que reforcem a problemática do relacionamento humano como mecanismo decisório de práticas econômicas e institucionais, se torna necessária. Nesta pesquisa buscamos compreender as motivações que levam as pessoas a se associarem à Irmandade da Casa de Caridade de Viçosa, instituição tida com filantrópica, entender como se associam e se reconhecem perante a Irmandade identificar os reais interesses dos associados, e reconhecer elementos provenientes do sistema de crenças, valores e hábitos que influenciam em seus atos. Esta é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa constituída pelas seguintes etapas: (1) levantamento bibliográfico, (2) três entrevistas com pessoas de diferentes categorias associadas à instituição e (3) análise de exemplos provenientes da literatura científica que estimulem a compreensão. No debate com os autores que, há quase duzentos anos, tentam entender a motivação das pessoas ao relacionar-se com outras para realizar partilhas, os diversos caminhos nos levam a diferentes respostas que, provavelmente, se cruzam posteriormente. As três entrevistas realizadas nesta pesquisa não representam a motivação geral de se associar à Irmandade da Casa de Caridade de Viçosa, visto que há aproximadamente 250 associados, mas os dados analisados aqui trazem uma conclusão importante. As motivações são diversas e variam conforme o membro. Não há uma motivação unânime instaurada em determinados membros da sociedade que os façam contribuir, doar ou presentear, o que refuta a hipótese do altruísmo, assim como, neste estudo de caso, a relação econômica não é interesse primário dos membros irmãos, o que distancia os princípios econômicos das análises obtidas por esta pesquisa.
Palavras-chave Sociologia Econômica, Doações, Motivação
Forma de apresentação..... Painel
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