Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9004

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Victor Hugo Vieira
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Sheila Silva de Farias Xisto
Título Glossário bilíngue como apoio de uma educação inclusiva
Resumo O presente resumo tem por finalidade apresentar os percursos de uma pesquisa que visa o desenvolvimento de um dicionário online bilíngue de Língua Brasileira de Sinais (Libras) português, tendo como objetivo o apoio à disciplina de Libras que compõe a grade curricular de todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa, além de fomentar um demanda social de material que possa auxiliar na interação entre indivíduos surdos e ouvintes. Compreendendo assim sua relevância para instituição e para a comunidade surda que possuem diferentes limitações no acesso à educação, sendo a questão da língua a principal dessas barreiras, seja pela comunicação ou pela disponibilidade do material didático.
Nesse sentido a pesquisa com cunho qualitativo, seguindo a linha metodológica da pesquisa ação apresentando o seguinte percurso: revisão bibliográfica; pesquisa documental; análise dos dados e catalogação dos materiais didáticos encontrados; para então se aplicar a ação na elaboração dos produtos tecnológicos didáticos. Por meio da análise de documentos foi realizado uma investigação de outros dicionários, buscando identificar inicialmente a sua forma de organização e o conteúdo nele disponibilizado, tendo estas como parâmetro para o ponto de partida, na construção de um modelo inovador e mais acessível.Para que seja realmente útil e que promova a efetividade, busca-se o desenvolvimento de sinalário, no qual será disposto sinais em libras de áreas de conhecimento específicas, como Biologia Química Matemática e Letras, se atentando nas demandas interna da universidade. Além da questão da demanda da própria instituição, outro fator determinante para a construção destes, foi a disponibilidade de materiais em Libras que compreendam áreas específicas como essas, pois em grande maioria dos dicionários e glossários online não se contam com sinais dessas, a tal ponto em que esse se torna o maior desafio da pesquisa. Uma vez que a criação de sinais de libras é um processo longo e complexo tanto pela sua legitimação e reconhecimento da comunidade usuária desta língua, faz-se necessário a utilização destes dicionário e glossário já produzidos como apoio. A partir da compilação desses dados, evidenciou a dificuldade de acesso a material de apoio ao estudante surdo, pela forma de disposição dos materiais que são encontrados em diferentes endereços virtuais e com diferentes sinais, o que acaba tornando mais complicado a busca por sinais de áreas de conhecimento, forçando a abertura de diferentes links. Visando sanar esse problema e simplificar a busca de sinais de libras, se deu a construção de um dicionário sinalizado, acrescido de um sinalário proporcionando uma maior facilidade para as buscas de sinais que estão dispostas em um único ambiente virtual, proporcionado o acesso a um material acessível.
Palavras-chave Glossário bilíngue, Libras, Inclusão
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.