ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Letras |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Victor Hugo Vieira |
Orientador | ANA LUISA BORBA GEDIEL |
Outros membros | Sheila Silva de Farias Xisto |
Título | Glossário bilíngue como apoio de uma educação inclusiva |
Resumo | O presente resumo tem por finalidade apresentar os percursos de uma pesquisa que visa o desenvolvimento de um dicionário online bilíngue de Língua Brasileira de Sinais (Libras) português, tendo como objetivo o apoio à disciplina de Libras que compõe a grade curricular de todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa, além de fomentar um demanda social de material que possa auxiliar na interação entre indivíduos surdos e ouvintes. Compreendendo assim sua relevância para instituição e para a comunidade surda que possuem diferentes limitações no acesso à educação, sendo a questão da língua a principal dessas barreiras, seja pela comunicação ou pela disponibilidade do material didático. Nesse sentido a pesquisa com cunho qualitativo, seguindo a linha metodológica da pesquisa ação apresentando o seguinte percurso: revisão bibliográfica; pesquisa documental; análise dos dados e catalogação dos materiais didáticos encontrados; para então se aplicar a ação na elaboração dos produtos tecnológicos didáticos. Por meio da análise de documentos foi realizado uma investigação de outros dicionários, buscando identificar inicialmente a sua forma de organização e o conteúdo nele disponibilizado, tendo estas como parâmetro para o ponto de partida, na construção de um modelo inovador e mais acessível.Para que seja realmente útil e que promova a efetividade, busca-se o desenvolvimento de sinalário, no qual será disposto sinais em libras de áreas de conhecimento específicas, como Biologia Química Matemática e Letras, se atentando nas demandas interna da universidade. Além da questão da demanda da própria instituição, outro fator determinante para a construção destes, foi a disponibilidade de materiais em Libras que compreendam áreas específicas como essas, pois em grande maioria dos dicionários e glossários online não se contam com sinais dessas, a tal ponto em que esse se torna o maior desafio da pesquisa. Uma vez que a criação de sinais de libras é um processo longo e complexo tanto pela sua legitimação e reconhecimento da comunidade usuária desta língua, faz-se necessário a utilização destes dicionário e glossário já produzidos como apoio. A partir da compilação desses dados, evidenciou a dificuldade de acesso a material de apoio ao estudante surdo, pela forma de disposição dos materiais que são encontrados em diferentes endereços virtuais e com diferentes sinais, o que acaba tornando mais complicado a busca por sinais de áreas de conhecimento, forçando a abertura de diferentes links. Visando sanar esse problema e simplificar a busca de sinais de libras, se deu a construção de um dicionário sinalizado, acrescido de um sinalário proporcionando uma maior facilidade para as buscas de sinais que estão dispostas em um único ambiente virtual, proporcionado o acesso a um material acessível. |
Palavras-chave | Glossário bilíngue, Libras, Inclusão |
Forma de apresentação..... | Oral |