Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9002

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Outros
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Janice de Souza Lopes
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Ana Cristina Lemos Santana, Danúbia Rodrigues Alves, Dara da Silva Braga, Leonardo Antunes Moreira Soares, Marcia Fernandes Quintão da Silva, Marina Tack Ramos, Shaiene Maria da Silva, Wilson Fernando Pereira da Silva
Título BIOLIBRAS: a identidade surda, o aprendizado da LIBRAS e a iniciação ao ensino de Ciências no contexto de estudantes surdos do município de Viçosa e região, MG.
Resumo A educação dos surdos no Brasil encontra-se ainda muito precária e frágil. No município de Viçosa - MG essa realidade não é diferente, com exceção de poucas iniciativas inclusivas que consideram a cultura surda. No geral, os surdos são dispersos em diferentes escolas, sem adaptações pedagógicas, muitos sem o atendimento educacional especializado (AEE) e em algumas situações sem o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A grande maioria dos estudantes surdos é pertencente a famílias ouvintes, não sendo expostos à LIBRAS desde pequenos. Neste contexto, no primeiro semestre de 2015, foi estruturado o projeto de extensão em questão, consolidando a Sala de Aprendizagem Bílingue (SAB), criada pelo Movimento Bilíngue Surdo de Minas Gerais. O objetivo do projeto é contribuir com a formação dos/as estudantes surdos/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Viçosa e região, por meio do desenvolvimento da identidade surda, da LIBRAS e da iniciação à Ciências bilíngue, na SAB; da formação básica em LIBRAS das famílias; e do apoio aos professores das escolas inclusivas de Viçosa. Atualmente, participam da SAB sete crianças, nas atividades semanais de formação em LIBRAS e de iniciação a Ciências. O presente trabalho tem como objetivos descrever as ações desenvolvidas pelo projeto no primeiro semestre de 2017. Esse semestre foi iniciado com uma oficina de desenho para crianças surdas e familiares sobre as vivências nas férias. A partir das demandas das famílias, em suas limitações na comunicação cotidiana com as crianças, foram estruturadas e desenvolvidas duas sequências didáticas com temas: respeito à família/disciplina; rotação da Terra e horas. As crianças apresentaram avanço na constituição da identidade surda, na aquisição da língua e na significação de conceitos científicos. Em alguns momentos das sequências didáticas, as famílias participaram das atividades promovendo o incremento na interação com as crianças surdas por meio do aprendizado da LIBRAS. O projeto possui uma parceria com uma das escolas inclusivas de Viçosa, com iniciação a LIBRAS para as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, buscando a facilitação do processo de inclusão social de um estudante surdo. A partir das observações na escola e dos relatos da gestão foi possível identificar uma melhoria na comunicação do estudante na escola. Para finalização das atividades do primeiro semestre de 2017 foi realizado um evento, composto por dois momentos. O primeiro foi um encontro com as famílias das crianças envolvidas na SAB, para um diagnóstico participativo (avaliação das sequências didáticas desenvolvidas e levantamentos de temas para o próximo semestre). O segundo foi uma palestra sobre os direitos dos surdos, com um palestrante surdo da Associação de Surdos de Juiz de Fora, aberto toda a comunidade. O projeto encerra as atividades do semestre com um artigo publicado sobre as experiências vivenciadas na educação bilíngue de surdos desde a sua constituição.
Palavras-chave Educação de surdos, LIBRAS, ensino de Ciências.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.