Resumo |
Introdução: A adolescência é considerada um período em que ocorrem agravos à saúde como violência, uso de drogas e gravidez precoce. A gravidez na adolescência configura-se como um importante problema de saúde pública e desafio para os profissionais da área, visto que pode acarretar problemas psicossociais, econômicos e impactar negativamente na integralidade da saúde materno-fetal. Nesta perspectiva ressalta-se a importância da implementação de ações educativas, viabilizando o cuidado integral a esse público. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa na elaboração de materiais educativos voltados para a atenção à gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade. Descrição das principais ações: Primeiramente foi realizado junto às Unidades Básicas de Saúde de Viçosa (MG), uma análise da realidade do município em relação à incidência de gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade; e da necessidade de implantação de atividades educativas. Em seguida, foram produzidos materiais didáticos com o propósito de sanar dúvidas frequentes das gestantes, além de subsidiar as ações dos enfermeiros na assistência às gestantes na Atenção Primária à Saúde. Foram produzidos folders, esclarecendo dúvidas sobre as principais queixas na gestação e oferecendo orientações para o pré-natal, parto e puerpério. Foi confeccionado um instrumento de coleta de dados, objetivando auxiliar o enfermeiro na aplicabilidade da primeira etapa do processo de enfermagem. Ademais, foi construído um álbum seriado, intitulado “Aleitamento materno exclusivo” o qual aborda a importância do aleitamento exclusivo, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido e doação do leite materno. Resultados alcançados: A prática de atividades educativas no pré-natal contribui significativamente para o bem-estar e integralidade da saúde materno-fetal. A utilização de recursos materiais como o álbum seriado para pautar a assistência de enfermagem, enfatizando o cuidado à saúde materna e ao recém-nascido. O instrumento de coleta de dados possibilita uma avaliação integral e sistematizada, consequentemente, um cuidado mais especializado, qualificado e humanizado. Ressalta-se que a realização dos materiais propiciou aos discentes a sedimentação do conhecimento teórico-prático, a construção do pensamento crítico-reflexivo e o desenvolvimento da capacidade de identificar problemas prioritários e implementar intervenções. Conclusões: Em virtude disso, acredita-se que o processo educativo possui capacidade para influenciar na redução dos índices de morbimortalidade relacionados à gestação precoce, de casos de negligência, abusos infantis e gravidez subsequente, assim como na promoção de uma gestação segura para o binômio materno-fetal. |