Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 9000

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Silvânia Medina de Souza
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros CAMILA MENDES DOS PASSOS, Franciele Carolina Amâncio, Júlia Fernandes Magalhães, LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Silas Teixeira de Souza
Título Processo de educação em saúde na promoção da qualidade de vida de gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade e na prevenção de agravos: relato de experiência
Resumo Introdução: A adolescência é considerada um período em que ocorrem agravos à saúde como violência, uso de drogas e gravidez precoce. A gravidez na adolescência configura-se como um importante problema de saúde pública e desafio para os profissionais da área, visto que pode acarretar problemas psicossociais, econômicos e impactar negativamente na integralidade da saúde materno-fetal. Nesta perspectiva ressalta-se a importância da implementação de ações educativas, viabilizando o cuidado integral a esse público. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa na elaboração de materiais educativos voltados para a atenção à gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade. Descrição das principais ações: Primeiramente foi realizado junto às Unidades Básicas de Saúde de Viçosa (MG), uma análise da realidade do município em relação à incidência de gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade; e da necessidade de implantação de atividades educativas. Em seguida, foram produzidos materiais didáticos com o propósito de sanar dúvidas frequentes das gestantes, além de subsidiar as ações dos enfermeiros na assistência às gestantes na Atenção Primária à Saúde. Foram produzidos folders, esclarecendo dúvidas sobre as principais queixas na gestação e oferecendo orientações para o pré-natal, parto e puerpério. Foi confeccionado um instrumento de coleta de dados, objetivando auxiliar o enfermeiro na aplicabilidade da primeira etapa do processo de enfermagem. Ademais, foi construído um álbum seriado, intitulado “Aleitamento materno exclusivo” o qual aborda a importância do aleitamento exclusivo, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido e doação do leite materno. Resultados alcançados: A prática de atividades educativas no pré-natal contribui significativamente para o bem-estar e integralidade da saúde materno-fetal. A utilização de recursos materiais como o álbum seriado para pautar a assistência de enfermagem, enfatizando o cuidado à saúde materna e ao recém-nascido. O instrumento de coleta de dados possibilita uma avaliação integral e sistematizada, consequentemente, um cuidado mais especializado, qualificado e humanizado. Ressalta-se que a realização dos materiais propiciou aos discentes a sedimentação do conhecimento teórico-prático, a construção do pensamento crítico-reflexivo e o desenvolvimento da capacidade de identificar problemas prioritários e implementar intervenções. Conclusões: Em virtude disso, acredita-se que o processo educativo possui capacidade para influenciar na redução dos índices de morbimortalidade relacionados à gestação precoce, de casos de negligência, abusos infantis e gravidez subsequente, assim como na promoção de uma gestação segura para o binômio materno-fetal.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em saúde, Gestantes
Forma de apresentação..... Painel
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