Resumo |
O Projeto Inovar Mais emerge a partir de demandas por ferramentas didáticas promovedoras de acessibilidade e inclusão em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata mineira, sendo este, desenvolvido pelos Departamentos de Ciências Sociais, Letras e Educação dessa instituição em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância. As ferramentas desenvolvidas – o Dicionário On-line Bilíngue Libras/Língua Portuguesa e o Inclua (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – visam permitir, a organização de conteúdos didáticos apresentados em diferentes formatos, garantindo melhor aproveitamento para seus usuários e, em especial, para pessoas com baixa visão, cegos, deficientes auditivos e surdos. O interesse central deste , insere-se em uma problemática mais ampla de mobilizações sociais de minorias em busca de reconhecimento por direitos e participação democrática na esfera pública, especificamente no acesso ao Ensino Público. As transformações evidenciadas no cenário brasileiro nas últimas décadas podem ser observadas, a partir de importantes legislações, tais como: a LDB 1996; a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2007; a Lei nº 13.146/2015, a Lei da de Inclusão, por último; a Lei nº 13.409/2016, referente à reserva de vagas para pessoas com deficiência nas Universidades Federais brasileiras, garantindo-lhes o acesso historicamente negado no âmbito do ensino superior. Tais políticas colocam novos desafios à sociedade e principalmente às IES, como, por exemplo, a necessidade de refletir, pesquisar e construir ferramentas didáticas e acessíveis que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem para que haja, de fato, uma efetivação do processo de democratização do ensino superior. Atendendo os objetivos centrais da pesquisa, foram organizadas quatro frentes de atuação: 1) Investigação do Estado da Arte em soluções de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais envolvendo soluções para computadores e dispositivos móveis; 2) Mapeamento Local , no âmbito da referida IES, de atividades, materiais e conteúdos didáticos inovadores e inclusivos a fim de verificar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já existentes para subsidiar a construção das ferramentas; 3) Produção de Conteúdo, onde foram catalogadas as soluções e tecnologias desenvolvidas em outras instituições a fim de levantar as principais atividades que possam contribuir no processo de desenvolvimento das ferramentas tecnológicas em questão, e; 4) Tecnologia da Informação, responsável pelo desenvolvimento dos softwares. Atualmente, esta linha está no processo de finalização das ferramentas. Em virtude do que foi apresentado, o Projeto Inovar Mais tem desenvolvido pesquisas com diferentes enfoques com um mesmo objetivo, sendo este, garantir não somente a inserção deste público, mas também a diversificação, permanência e o acesso democrático à educação, por meio do uso das TICs. |