Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8998

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Amanda Goncalves de Almeida
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros ANA LUISA BORBA GEDIEL, Ramon da Silva Teixeira
Título Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação: ferramenta para elaboração de material didático com aplicativos para acessibilidade
Resumo O Projeto Inovar Mais emerge a partir de demandas por ferramentas didáticas promovedoras de acessibilidade e inclusão em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata mineira, sendo este, desenvolvido pelos Departamentos de Ciências Sociais, Letras e Educação dessa instituição em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância. As ferramentas desenvolvidas – o Dicionário On-line Bilíngue Libras/Língua Portuguesa e o Inclua (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – visam permitir, a organização de conteúdos didáticos apresentados em diferentes formatos, garantindo melhor aproveitamento para seus usuários e, em especial, para pessoas com baixa visão, cegos, deficientes auditivos e surdos. O interesse central deste , insere-se em uma problemática mais ampla de mobilizações sociais de minorias em busca de reconhecimento por direitos e participação democrática na esfera pública, especificamente no acesso ao Ensino Público. As transformações evidenciadas no cenário brasileiro nas últimas décadas podem ser observadas, a partir de importantes legislações, tais como: a LDB 1996; a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2007; a Lei nº 13.146/2015, a Lei da de Inclusão, por último; a Lei nº 13.409/2016, referente à reserva de vagas para pessoas com deficiência nas Universidades Federais brasileiras, garantindo-lhes o acesso historicamente negado no âmbito do ensino superior. Tais políticas colocam novos desafios à sociedade e principalmente às IES, como, por exemplo, a necessidade de refletir, pesquisar e construir ferramentas didáticas e acessíveis que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem para que haja, de fato, uma efetivação do processo de democratização do ensino superior. Atendendo os objetivos centrais da pesquisa, foram organizadas quatro frentes de atuação: 1) Investigação do Estado da Arte em soluções de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais envolvendo soluções para computadores e dispositivos móveis; 2) Mapeamento Local , no âmbito da referida IES, de atividades, materiais e conteúdos didáticos inovadores e inclusivos a fim de verificar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já existentes para subsidiar a construção das ferramentas; 3) Produção de Conteúdo, onde foram catalogadas as soluções e tecnologias desenvolvidas em outras instituições a fim de levantar as principais atividades que possam contribuir no processo de desenvolvimento das ferramentas tecnológicas em questão, e; 4) Tecnologia da Informação, responsável pelo desenvolvimento dos softwares. Atualmente, esta linha está no processo de finalização das ferramentas. Em virtude do que foi apresentado, o Projeto Inovar Mais tem desenvolvido pesquisas com diferentes enfoques com um mesmo objetivo, sendo este, garantir não somente a inserção deste público, mas também a diversificação, permanência e o acesso democrático à educação, por meio do uso das TICs.
Palavras-chave Educação, Acessibilidade, TICs
Forma de apresentação..... Oral
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