Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8990

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Camila Amancio Stamm
Orientador EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES
Título O ensino de Sociologia a partir de Metodologias Ativas: Análise das aulas no Cursinho Popular DCE/UFV
Resumo O Cursinho Popular DCE/UFV (CPDCE) atuante na Universidade Federal de Viçosa desde 1998 na cidade de Viçosa, Minas Gerais. A organização pedagógica é constituída por alunos da graduação UFV que, por meio de avaliações seletivas, são designados para ministrarem aulas do cursinho, podendo ser bolsistas ou voluntários. Desse modo, a Educação popular é o pilar como modelo de ensino afim de inserir a camada popular no ensino superior e de instigar uma educação crítica da consciência e ações cidadã dos educandos. A maior flexibilidade de atuação dos educadores no CPDCE instiga à utilização de métodos pedagógicos produtores de autonomia, dinâmicas de ensino que auxiliam na consolidação de processos formativos libertadores a partir de situações e problemas reais que tangem a realidade individual e coletiva dos educandos. Nesse sentido, a educação popular é um importante campo para atuar e explorar metodologias ativas ajudando difundir seus métodos, no presente trabalho sua utilização na área da Sociologia. Dessa forma, ao longo do primeiro semestre de 2017 durante as aulas de sociologia foram utilizadas diferentes dinâmicas em sala de aula para abordar conteúdos sociológicos, dentre elas se destacam: “Dinâmica das Profissões” e a “Dinâmica Stop” para abordar o tema de Coerção Social; “Dinâmica das Placas” para trabalhar o tema de Cultura e seus conceitos básicos; “Performance artística Melindrosa” para o tema de Fato social; As metodologias empregadas nas aulas consistiram em criar um ambiente de debate de maneira que os educandos fizessem parte do processo de ensino-aprendizagem e que se reconhecessem como pertencentes aquela sociedade/realidade. Essas dinâmicas, em um contexto geral das aulas, foram fundamentais para proporcionar um ambiente de debate, gerando a inteiração das turmas com os temas propostos onde os educandos se sentiam a vontade para interagir, fazer observações e propostas acerta das aulas de Sociologia no CPDCE.No caso da sociologia, se tem muito pouco conteúdo acerca de como trabalhar os temas no ensino básico sendo a referência a OCN Sociologia (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), o que se faz necessário uma maior produção acerca do ensino de sociologia e seus métodos. A utilização de metodologias ativas em contraposição ao modelo tradicional de educação mostra os novos caminhos e desafios a serem percorridos para a difusão de uma educação popular autônoma e libertadora. Por meio dessas reflexões, foi possível observar que com as metodologias ativas a inteiração entre educador e educandos nas atividades foram satisfatórias de modo que não havia um único detentor pleno e absoluto do saber o que se fazia um estímulo para a construção do saber sociológico de maneira crítica e reflexiva.
Palavras-chave sociologia, educação popular, metodologias ativas
Forma de apresentação..... Painel
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