Resumo |
O Projeto Tutores no Cooperativismo é um projeto de ensino que tem como objetivo reduzir os problemas comportamentais e emocionais dos alunos vinculados às mudanças vivenciadas pelos estudantes recém ingressados no curso de Cooperativismo da UFV. Transformações essas relacionadas a adaptação à vida acadêmica e a realidade universitária, que podem ser minimizadas através de práticas pedagógicas interativas, assim dinamizando a aprendizagem, diminuindo as barreiras existentes para adaptação à vida acadêmica. A construção deste projeto se deu a partir do esforço coletivo entre os ingressos do curso do Cooperativismo do ano de 2016, com o apoio dos monitores da disciplina ERU 170 (Introdução ao Cooperativismo) e a supervisão do professor Alair Ferreira de Freitas, docente responsável pela Disciplina. O projeto é orientado ao acompanhamento psicopedagógico dos calouros de 2017, visando o acolhimento institucional e a socialização dos mesmos, além do assessoramento em elaboração de trabalhos acadêmicos e estímulos a atividades extracurriculares. Essas atividades buscam desenvolver competências comportamentais que não são estimulados pelo ensino tradicional e na sala de aula. Portanto, além do acompanhamento das rotinas acadêmicas convencionais, prescritas na grade curricular, os calouros são estimulados a participarem de diversas atividades extracurriculares relacionadas às atividades acadêmicas e sociais. O projeto colabora para a permanência dos calouros e contribui para a formação dos alunos tutores. As práticas educativas aqui sugeridas passam pelo envolvimento real dos alunos do 3º período do Cooperativismo nas práticas de docência, inclusive trazendo a eles uma nova perspectiva acerca do seu papel como discente, uma vez que mesmo de forma elementar, eles passam a ter contato com os desafios e limitações que o corpo docente enfrenta em seu dia a dia profissional. Assim, promovem sentimento de maior empatia com o profissional da educação e com a profissão do educador. Ao mesmo tempo, este projeto traz a oportunidade aos docentes e pesquisadores envolvidos de ter mais um espaço de vivência com os alunos, se aproximando de suas necessidades e anseios, tendo assim maior subsídio para propor intervenções psicopedagógicas que atendam a necessidade dos alunos. A construção da aprendizagem é realizada por diversos atores, os alunos da graduação, pesquisadores e docente, tornando a construção mais sólida e diversificada, que contribuirá para a formação de todos. Em resumo, a iniciativa de elaboração deste projeto pelos alunos do 3⁰ período do Cooperativismo, já é uma sinalização que um maior envolvimento dos estudantes com as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem se mostram uma alternativa de empoderamento eficaz a este grupo, que tem como resultado imediato a centralização do papel do diálogo intergrupos para o processo educacional, valorizando assim sua função nos procedimentos educacionais. |