Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8984

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Almiro Alves Junior
Orientador ALAIR FERREIRA DE FREITAS
Outros membros Desley Raul Alves Oliveira, Isabela Renó Jorge Moreira, Letícia Plácido Lopes, Paulo Henrique da Silva
Título Projeto tutores no cooperativismo
Resumo O Projeto Tutores no Cooperativismo é um projeto de ensino que tem como objetivo reduzir os problemas comportamentais e emocionais dos alunos vinculados às mudanças vivenciadas pelos estudantes recém ingressados no curso de Cooperativismo da UFV. Transformações essas relacionadas a adaptação à vida acadêmica e a realidade universitária, que podem ser minimizadas através de práticas pedagógicas interativas, assim dinamizando a aprendizagem, diminuindo as barreiras existentes para adaptação à vida acadêmica. A construção deste projeto se deu a partir do esforço coletivo entre os ingressos do curso do Cooperativismo do ano de 2016, com o apoio dos monitores da disciplina ERU 170 (Introdução ao Cooperativismo) e a supervisão do professor Alair Ferreira de Freitas, docente responsável pela Disciplina. O projeto é orientado ao acompanhamento psicopedagógico dos calouros de 2017, visando o acolhimento institucional e a socialização dos mesmos, além do assessoramento em elaboração de trabalhos acadêmicos e estímulos a atividades extracurriculares. Essas atividades buscam desenvolver competências comportamentais que não são estimulados pelo ensino tradicional e na sala de aula. Portanto, além do acompanhamento das rotinas acadêmicas convencionais, prescritas na grade curricular, os calouros são estimulados a participarem de diversas atividades extracurriculares relacionadas às atividades acadêmicas e sociais. O projeto colabora para a permanência dos calouros e contribui para a formação dos alunos tutores. As práticas educativas aqui sugeridas passam pelo envolvimento real dos alunos do 3º período do Cooperativismo nas práticas de docência, inclusive trazendo a eles uma nova perspectiva acerca do seu papel como discente, uma vez que mesmo de forma elementar, eles passam a ter contato com os desafios e limitações que o corpo docente enfrenta em seu dia a dia profissional. Assim, promovem sentimento de maior empatia com o profissional da educação e com a profissão do educador. Ao mesmo tempo, este projeto traz a oportunidade aos docentes e pesquisadores envolvidos de ter mais um espaço de vivência com os alunos, se aproximando de suas necessidades e anseios, tendo assim maior subsídio para propor intervenções psicopedagógicas que atendam a necessidade dos alunos. A construção da aprendizagem é realizada por diversos atores, os alunos da graduação, pesquisadores e docente, tornando a construção mais sólida e diversificada, que contribuirá para a formação de todos. Em resumo, a iniciativa de elaboração deste projeto pelos alunos do 3⁰ período do Cooperativismo, já é uma sinalização que um maior envolvimento dos estudantes com as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem se mostram uma alternativa de empoderamento eficaz a este grupo, que tem como resultado imediato a centralização do papel do diálogo intergrupos para o processo educacional, valorizando assim sua função nos procedimentos educacionais.
Palavras-chave cooperativismo, evasão, tutoria
Forma de apresentação..... Oral
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