Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8980

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Arquitetura e Urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Davidson Francis Souza Felipe
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título Espaços Maker e aprendizagem colaborativa
Resumo Os ambientes de aprendizagem têm passado por várias transformações com o desenvolvimento tecnológico atual. A evolução tecnológica relacionada com fabricação digital está facilitando o acesso a equipamentos e ferramentas industriais complexas. Essa facilidade tem inspirado práticas educacionais que se baseiam no Movimento Maker, pelo qual o aluno utiliza ferramentas de prototipagem rápida, como a impressora 3D e a cortadora de vinil, bordadoras, scanners 3D, computadores e kits educativos para construir suas próprias invenções. Com o fortalecimento desse movimento, surgiram os "espaços maker" dedicados à prática. Nesses ambientes o usuário assume o papel de protagonista e constrói seu conhecimento a partir de experiências que envolvem erros e reparos constantes, criando conexões com o mundo real. Alguns desses espaços oferecem oficinas e cursos. Atualmente, colaborar e compartilhar saberes são comuns e aplicáveis às pessoas, pois há uma ruptura com os modelos tradicionais de aprendizagem, organização e forma de pensar. A Era da Informação, de maneira geral, constitui o novo momento histórico em que a base de todas as relações se estabelece através da informação e da sua capacidade de processamento e de geração de conhecimentos. O foco principal dessa pesquisa são os "espaços maker" e a aprendizagem colaborativa, tendo em vista a tendência observada na área da educação que tem se apropriado desses meios para produzir conhecimento. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga se o FabLab pode ser conformado como uma nova tipologia de sala de aula nas universidades. Este trabalho investiga "espaços maker" relacionados à aprendizagem colaborativa analisando as configurações espaciais, os equipamentos tecnológicos e o compartilhamento de saberes. A metodologia utilizada inclui revisão de literatura para conceituação e fundamentação da pesquisa e também estudos de caso para identificação de características espaciais, tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem e ferramentas para construir ideias. Esse estudo permitirá compreender a estrutura física desses ambientes, podendo gerar informações para complementar a pesquisa teórica da investigação do mestrado.
Palavras-chave Espaços Maker, Espaços Colaborativos, Compartilhamento de Saberes
Forma de apresentação..... Painel
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