Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8978

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da Computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcelo de Matos Menezes
Orientador MARCUS VINICIUS ALVIM ANDRADE
Título Avaliação de Diferentes Métodos de Rasterização e Interseção de Triângulos com Grades Uniformes para Otimização do Método PinMesh
Resumo Uma malha tridimensional ou mapa poliedral, é um conjunto de vértices, arestas e
polígonos que define um formato aproximado para que objetos tridimensionais possam ser
representados pelo computador. Geralmente os mapas são formados por triângulos, devido às
características peculiares desse polígono, como o fato de serem sempre convexos e seus
vértices serem sempre coplanares.
A necessidade de se localizar determinados pontos nesse tipo de malha, ou mesmo em
malhas bidimensionais, é algo recorrente nas áreas de Geometria Computacional,
Computação Gráfica, Sistemas de Informação Geográfica, CAD, Jogos Digitais, entre outras.
A localização em si possui aplicações diretas como, por exemplo, encontrar os pontos mais
próximos de determinada região em um mapa. Pode também ser um passo intermediário para
resolução de outros problemas nos quais é comum lidarmos com grandes quantidades de
dados. Tal fato torna imprescindível a criação de algoritmos eficientes, cuja corretude e
robustez são fundamentais, pois dependendo da aplicação, um cálculo errado pode inutilizar a
solução. Pesquisas na área
resultaram em algoritmos que propunham estratégias diversificadas para atacar o problema,
que, embora eficientes, eram propensas à erros de precisão e/ou falhavam ao tratar os
inúmeros casos degenerados intrínsecos da área.
Visando eliminar tais problemas, foi criado o PinMesh que, através de técnicas como
Simulation of Simplicity e aritmética exata com números racionais, trata os casos degenerados
de forma consistente e não é afetado por erros de arredondamento. Além disso, o algoritmo se
mostrou o mais eficiente entre os conhecidos até então, devido ao uso de uma estrutura de
dados simples e eficaz, chamada Uniform Grid.
Entretanto, como o PinMesh interage com o grid de forma simples, foi realizada uma
avaliação de métodos alternativos para determinar a interseção entre cada triângulo da malha
e as células da grade uniforme. Foram propostos e analisados dois outros métodos com o
intuito de identificar se algum deles aumentaria a eficiência do algoritmo.
Palavras-chave geometria computacional, localização de pontos, grades uniformes
Forma de apresentação..... Painel
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