Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victória Oliveira Ambrosio
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Outros membros Barbara Guedes Nogueira, Julia Leliane Vitor da Silva Oliveira
Título BDSM, corpos e relações sociais num espaço virtual
Resumo BDSM é um acrônimo para Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo. O BDSM envolve um conjunto de práticas sexuais de pessoas que, após os primeiros contatos sexuais e relacionamentos afetivos na adolescência e juventude, relatam uma grande insatisfação com experiências mais convencionais. Com a chegada da Internet, essa insatisfação encontrou um grande número de espaços virtuais para essas pessoas se relacionarem e compartilharem informações, valores e códigos. A partir da busca de autoconhecimento através do BDSM, os indivíduos modificam suas visões sobre os próprios corpos e suas identidades. Para além do tabu a ele associado, O BDSM coloca questões importantes sobre a relação entre prazer e dor, à luz das técnicas de exploração do corpo praticadas, os estados alterados de consciência e o chamado fetichismo. Igualmente importante, o BDSM revela dinâmicas de relacionamento entre indivíduos e dentro dos grupos formados por seus praticantes, envolvendo processos de construção da pessoa e de pertencimento.

O trabalho consistiu no seguimento das trocas e discussões em quatro grupos destinados aos praticantes de BDSM na Internet, a saber: "BDSM à sério", "BDSM Minas Gerais", "Cabana das submissas" e "BDSM PLAY BRASIL". O trabalho também incluiu conversas informais nas redes sociais com membros desses grupos e uma entrevista semi-estruturada, face a face, com dois praticantes ativos do BDSM. O contato com os praticantes do BDSM permitiu identificar a recorrência de perfis "fakes" nas interações na Internet. Além de proteger sua identidade "verdadeira", essa escolha permite aos participantes criar uma vida "paralela" à vida "convencional" e propicia uma gama maior de possibilidades para a criação de um novo “eu”. Do seu ponto de vista, práticas como amarração, imobilização, uso de coleiras e até mesmo cócegas são justificadas por seus praticantes como uma forma de dar vazão ao lado “obscuro” de suas personalidades ou aos desejos “inconscientes” e moralmente abafados.

Do ponto de vista externo, o BDSM é considerado uma parafilia inofensiva quando ocorre dentro dos termos de consentimento. Alguns estudos na área e segundo os relatos de praticantes, também produz benefícios ao reduzir a ansiedade e liberar a tensão emocional dos corpos. Segundo esses mesmos relatos, através do BDSM os indivíduos alcançam a autoafirmação de um estilo de vida e também de sua própria sexualidade, concretizada em práticas e técnicas corporais não convencionais, mas que possibilitam a seus praticantes assumirem aspectos da su identidade. Deste ponto de vista, aspectos sociais, psicológicos e morais intervêm na construção do corpo físico e os conceitos de dor e prazer são ressignificados.
Palavras-chave BDSM, fetichismo, internet
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.