Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8970

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciência do Solo
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tales do Nascimento Campos
Orientador CRISTINE CAROLE MUGGLER
Outros membros André Luiz Miranda Reis, Igor Dodico Fernandes Soares, Lais Rosa Oliveira, Talita de Cássia Francisco, Thiago Busato
Título O Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef: de projeto a movimento.
Resumo O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é um espaço de formação de estudantes e de popularização da ciência. O Museu conta com o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), que desenvolve atividades de sensibilização em relação ao tema solos junto à comunidade de Viçosa e região. As ações do MCTAD são baseadas na pedagogia sócio construtivista de Paulo Freire, onde se utilizam instrumentos da pedagogia de projetos e de metodologias participativas. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento é realizada coletivamente a partir do resgate e da valorização dos conhecimentos e vivências de cada um. Esse resumo tem por objetivo apresentar e discutir as atividades desenvolvidas pelo PES no primeiro semestre de 2017. Foram realizadas ações com as instituições Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Escola Estadual Coronel Amantino em Porto Firme, Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV, Museu Casa Guignard, Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS), Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) e Parque Interativo de Botânica (PIB)e para o Prédio das Licenciaturas da UFV. As ações consistiram de oficinas para estudantes e/ou professores, montagem e disponibilização de materiais e exposições temporárias e de longa duração. Em Ouro Preto, no Museu Casa Guignard, foi oferecido o minicurso “Da Rocha ao Solo”, em três módulos, para professores da rede de educação pública do município. As ações foram realizadas a convite dos diversos espaços e instituições, mostrando que o MCTAD já conquistou um reconhecimento local e regional no que tange aos temas de Ciências da Terra. O Museu passa a ser efetivamente mediador da interação entre a universidade e a comunidade. A construção coletiva e participativa do PES e de suas ações ao longo dos seus 17 anos de existência, contribui para a formação e empoderamento de seus próprios estagiários, das comunidades escolares e, em última instância, da comunidade de Viçosa e da região.
Palavras-chave educação em solos, educação ambiental, popularização da ciência
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.