Resumo |
Nas famílias contemporâneas de diferentes meios sociais, a preocupação educativa tornou-se comum. A instituição escolar assegura a certificação, os diplomas e as marcas de qualificação, segundo critérios que lhe são próprios, colaborando, de forma decisiva, na definição da posição social futura dos membros da família. A importância do capital escolar na sociedade atual exige, cada vez mais, que as famílias invistam na escolarização dos filhos, fazendo com que a ajuda escolar dos pais aos filhos ocupe um lugar central na vida familiar. O tipo de ajuda escolar que os pais podem dar a seus filhos depende dos recursos materiais e simbólicos de que dispõem. Assim, de pais que dispõem de capital cultural, os filhos tendem a herdar bagagens sociais e culturais rentáveis no espaço escolar, e se beneficiam das práticas educativas e escolares empreendidas por eles aos longo de seus percursos escolares. Trata-se, portanto, de uma correlação positiva entre posse de patrimônio cultural pelas famílias e desempenho escolar dos filhos. Já as famílias de camadas populares, desprovidas desses recursos buscam outras formas de apoiar seus filhos. Em Viçosa, dada a importância da escolha do estabelecimento de ensino para o desenvolvimento da carreira escolar dos filhos, mães “prestam colaboração” em escolas privadas de educação básica, em troca da concessão de bolsa de estudos para os filhos. O objetivo dessa pesquisa é conhecer e analisar as práticas educativas de mães que colaboram com o trabalho em escolas privadas de Viçosa, em troca da frequência dos filhos a esses estabelecimentos. A geração dos dados se dará por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro mães que trabalham em duas escolas privadas de educação básica da cidade de Viçosa em troca de bolsa de estudos para que seus filhos possam frequentar esses estabelecimentos. Os dados exploratórios iniciais indicam que esse fenômeno ocorre na maior parte das escolas privadas de Viçosa e o tipo de trabalho desempenhado, a duração e frequência varia de acordo com o tipo de redução na mensalidade escolar e com o ano de escolaridade frequentado pelo filho, sendo que essa prática ocorre tanto na educação infantil, como no ensino fundamental e médio. Assim, uma dedicação maior de tempo na escola, pode significar um desconto maior na mensalidade. Além disso, o fato de as mães se envolveram nas atividades realizadas nas escolas as instrumentaliza com um conhecimento sobre a lógica de funcionamento do estabelecimento de ensino. |