Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8964

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor João Lopes Neto
Orientador DANIELA LEANDRO REZENDE
Outros membros Clara Carolina Oliveira da Costa
Título Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Sociologia: um estudo de caso sobre a Escola Estadual Antônio de Paula DIas
Resumo A pauta das populações remanescentes quilombolas, sempre estiveram presentes no cenário de luta da população negra brasileira. Através de vários conflitos, em sua maior parte fundiários, se organiza lutas com pautas em prol do reconhecimento da existência de tais povos e suas necessidades, e a luta pelos direitos civis básicos. O cenário educacional, se apresenta enquanto uma dessas reivindicações, levando a implementação, mesmo que tardia, da Educação Escolar Quilombola. Onde debates e entraves que cerceiam a implementação desta modalidade de ensino enquanto uma política pública foram propostos e até implementados, mas com uma grande defasagem.
O ambiente escolar quilombola possui problemáticas importantes quanto aos questionamos sobre as didáticas e metodologias que são abordadas.Devemos nos atentar ao fato de que as comunidades quilombolas possuem um estilo de vida diferenciado, e a necessidade de trazer isso para dentro do ambiente escolar. Trabalhar com a cultura, costumes, valores, crenças, da própria comunidade, sendo feito um resgate a ancestralidade, a oralidade e da memória, se apresentam como elementos chave para que uma escola possa nortear não só o processo de criação do projeto político pedagógico, como também para que haja uma formação de professores capacitados a se dar com tal público, e para que haja uma maior valoração à construção da própria identidade, ou seja, da própria cultura.
Como parte do trabalho final da disciplina de Práticas de Ensino em Ciências Sociais I, ministrada pela professora Daniela Resende, foi desenvolvida uma análise sobre o cenário educacional voltado a esta modalidade diferenciada: Educação Escolar Quilombola e como o ensino de Sociologia se dá nesse caso específico.
Para que esta pesquisa pudesse ser feita, foi analisado o caso específico da Escola Estadual Antônio de Paula Dias, situada numa zona distrital do município de Piranga-MG. Representantes dessa escola estiveram presente numa mesa de debate voltada a essa modalidade, que foi realizada na Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2017. Depois desse primeiro contato, foi feito um questionário com a professora de Sociologia desta escola que visava entender em como se dava o ensino desta disciplina nessa escola analisada e uma entrevista com a diretora para entender um pouco do processo político que a escola vive atualmente.
Palavras-chave Educação Escolar Quilombola, Sociologia, Quilombo
Forma de apresentação..... Painel
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