Outros membros |
Cleriane André, Emanuelle Burgos Cardoso, Fernando Augusto da Silveira, Hilberty Lucas Nunes Correia, Josicelli Souza Crispim, Kaliane Sirio Araujo, Paulo Prates Júnior, Rita de Cássia Cerqueira Melo |
Resumo |
O projeto de extensão “Micro Cultural” foi implementado desde agosto de 2016 pelo Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O PPGMBA possui aproximadamente 80 estudantes de mestrado e de doutorado, oriundos de diversos estados do Brasil e de diversos países, com diferentes experiências acadêmicas e socioculturais. Esta diversidade torna o ambiente favorável à troca de saberes. Entretanto, é nítido que o ritmo acelerado e a rotina intensa da vida acadêmica da pós-graduação contribuem para o aumento do estresse e dificultam a integração entre os estudantes, os quais normalmente limitam seu convívio social a pequenos grupos dentro do seu ambiente de trabalho. Portanto, é fundamental a construção de espaços que promovam uma maior integração entre os estudantes e, que contribuam para o intercâmbio informal de conhecimento e cultura e para o bem-estar sociocultural dos pós-graduandos. O projeto "Micro Cultural" tem como objetivo o desenvolvimento de atividades socioculturais, dentro e fora do campus universitário, as quais fomentem a integração social e a consequente melhoria na qualidade de vida dos discentes e docentes do PPGMBA. A metodologia adotada é inspirada na filosofia Dragon Dreaming, que inclui a celebração após a realização de pequenas ou grandes atividades, possibilitando a confraternização, estímulo para continuidade e construção de espaços agradáveis. As iniciativas desenvolvidas pelo projeto englobam sessões cinematográficas (“ciNEMA”), com a exibição de filmes e documentários direta ou indiretamente relacionados à Microbiologia; encontros para conversação em língua inglesa (“English Day”); eventos de confraternização no início e/ou final de cada semestre para a integração dos membros do PPGMBA, acolhimento dos novos estudantes e celebração do fim das atividades do período letivo; apresentações musicais em forma de pocket shows realizados pelos próprios estudantes e docentes do programa, dentre outras. Em avaliação, por meio de questionário, realizada com os participantes dos eventos, a maior integração com os companheiros de trabalho foi considerada o maior benefício obtido para 91,7% dos participantes, seguido do alívio do estresse (58,3%). Em contrapartida, tem sido observado significativo não envolvimento por parte dos estudantes do PPGMBA, justificado por 55% dos votantes pela não disponibilidade de tempo para a participação nas atividades. Apesar disto, muitos estudantes reconhecem a importância da participação em atividades culturais para as relações interpessoais (94,7%) e para o desempenho acadêmico (33%) afirmam que a participação nas atividades aumentam a motivação no trabalho). Conclui-se, portanto, que o Projeto Micro Cultural é uma iniciativa importante para a integração e redução do estresse, tendo como principal desafio a ampliação da participação dos estudantes e docentes do PPGMBA. |