Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8938

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Ana Elídia Mól Mendes
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Outros membros Talita Regiane Santos Tolentino
Título O simbolismo dos adornos femininos na produção do corpo infantil
Resumo A Antropologia da Criança é um campo de pesquisa que toma a criança como interlocutora do seu mundo social; isto é, a vê como um sujeito social, que atua e produz sentidos no mundo em que vive. Por muito tempo, as crianças foram vistas como agentes passivos, incompletos, “adultos em miniatura” e homogêneos. Esse novo ênfase na infância, esse exercício de enxergar a criança para além da presença de um adulto, é uma construção de uma ciência moderna. A presente pesquisa se insere neste campo: se preocupa em dar voz às crianças envolvidas, e se utiliza das novas contribuições sobre a infância em sua análise; a concepção da infância como produto de um processo social, sendo passível de modificações de acordo com o tempo e espaço. A pesquisa desenvolvida tem como foco a compreensão que um grupo de meninas de quatro a oito anos tem do uso de roupas, enfeites, acessórios, maquiagens e brinquedos comumente associados ao universo “feminino”. Atenta-se, especialmente, para a preferência que as crianças demonstram por certos objetos e a maneira como elas configuram uma identidade de “meninas” a partir de sua relação com esses objetos e o mundo social do qual participam. Realizou-se um estudo etnográfico na cidade de Viçosa – MG com meninas de diferentes realidades e espaços sociais. A etnografia foi o melhor método para o estudo, pois possibilitou a observação e a participação no cotidiano das crianças, além de permitir a contribuição delas no desenvolvimento da pesquisa. Observou-se a presença infantil e suas relações sociais no ambiente doméstico, escolar, religioso e espaços de lazer e consumo, como parques, lojas, shopping, salão de beleza. Apesar dos resultados ainda estarem sendo analisados, é possível identificar o quanto os adornos dizem sobre a configuração da sociedade, sobre a cultura em que as crianças estão inseridas. Analisar o simbolismo dos ornamentos implica diretamente no estudo de gênero, de identidades, e no conhecimento sobre as infâncias presentes na cidade de Viçosa - MG.
Palavras-chave Antropologia da criança, construção da pessoa, adornos corporais.
Forma de apresentação..... Oral
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