Resumo |
Na atuação como bolsista do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Biologia, no início de 2017, foram acompanhadas aulas de Biologia Celular, lecionadas pela supervisora no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Viçosa, Minas Gerais. A abordagem teve foco, principalmente, nas organelas e suas funções. Como demanda do Pibid, surgiu o desafio de elaborar um jogo didático como recurso alternativo para revisão do conteúdo. O jogo será utilizado posteriormente no programa como material didático em espaços adequados à aplicação do mesmo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é relatar a elaboração do recurso didático. O jogo é composto de tabuleiro, impresso em folha A3, pinos e dado. Assim, trata-se de um jogo de tabuleiro que permite o jogador seguir três caminhos sorteados no dado logo no início da partida. Pelos caminhos, existem diferentes desafios em forma de perguntas e respostas com diversos níveis de dificuldade. Quanto mais completa a resposta do jogador mais casas ele anda, portanto o jogador anda o número de casas relativo à resposta dada. Para aplicação dele em sala de aula, é necessário dividir a turma em grupos compostos por no mínimo três e, no máximo, quatro pessoas. O propósito da formação de grupo é proporcionar o diálogo sobre o tema, favorecendo a coletividade no processo de aprendizagem. Além disso, a dinâmica do tabuleiro foi criada com o intuito de fazer com que o aluno se sinta parte da célula, como se estivesse dentro dela. Essa visão da célula possibilita que o jogador consiga entender melhor o funcionamento dela, incluindo os diferentes caminhos que um comando regulado pelo núcleo pode seguir e a importância de cada organela, associada à sua função, bem como a integração com os outros componentes celulares. A linguagem utilizada também foi pensada para aproximar o aluno do conteúdo e quebrar a barreira que existe com a disciplina de Ciências, sendo considerada uma disciplina temida por muitos estudantes. A confecção do jogo apresentou novas dimensões no entendimento do uso de recursos didáticos no estímulo do envolvimento dos estudantes com um tema considerado difícil, por ser abstrato e estar associado ao primeiro contato dos estudantes com um grande número de termos biológicos. Foi também oportunidade de questionar as abordagens tradicionais na educação, ainda frequentes na escola nos dias de hoje. |