Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8916

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosely Mendes da Silva
Orientador EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES
Outros membros Nathanyelle Rosa Dias, Odália Martins Machado
Título Teatro do Oprimido: Uma leitura através do cotidiano
Resumo Criado por Augusto Boal, o Teatro do Oprimido é um método estético e político que utiliza técnicas teatrais, exercícios e jogos de percepção dos sentidos e autoconhecimento, para estimular a discussão e problematização de assuntos relativos a problemas sociais. Boal organizou diferentes modalidades teatrais visando promover o acesso aos meios de produção artístico teatral, e sua utilização como ação transformadora da realidade. Entre essas modalidades podemos citar o Teatro Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível, Teatro Fórum, Teatro Legislativo e Arco-íris do Desejo, que trabalham com a Estética do Oprimido, utilizando imagem, som e palavra para aguçar as leituras críticas sobre a realidade. No Teatro do Oprimido todos atuam, agem e interpretam. Para Boal ser humano é ser artista, criador e transformador da própria realidade. O projeto desenvolvido teve como objetivo multiplicar o método do Teatro do Oprimido, com foco no Teatro Fórum, junto a estudantes de cursos de Licenciatura e pessoas vinculadas aos diferentes Movimentos Sociais, sendo estes, portanto o público alvo. As ações desenvolvidas envolveram um breve histórico da origem e evolução do Teatro do Oprimido, práticas de exercícios e jogos teatrais e construção coletiva de uma cena de Teatro Fórum, baseada em um fato real, tendo como foco principal o combate as opressões presentes no nosso cotidiano. A metodologia utilizada advém do próprio método do Teatro do Oprimido, num processo dialogado e coletivo, incluindo a prática de exercícios corporais, jogos de imagens e improvisação teatral, e construção coletiva da cena. Os resultados alcançados incluem aprendizado sobre o método do Teatro do Oprimido, especialmente os exercícios e jogos, passíveis de serem multiplicados em diferentes espaços educativos e comunitários. Pode-se observar que a prática de tais jogos favorecem a libertação da mente e do corpo de ações repetitivas e mecanizadas no cotidiano social. Estimulam também as relações através do autoconhecimento do corpo e maior percepção dos sentidos, seus mecanismos e atrofias. Auxiliam, ainda, a problematizar pensamentos comuns e automáticos que tenham sido reforçados de forma “alienada” na sociedade. Concluímos que ao desenvolver o Teatro do Oprimido há o favorecimento de uma liberdade criativa entre os participantes, com observação e reflexão sobre a realidade, além de aguçar a visão crítica das opressões sociais. O projeto cumpriu o objetivo de evidenciar que o Teatro do Oprimido não busca apenas somente conhecer a realidade, mas transformá-la, no sentido da libertação dos oprimidos e justiça social.
Palavras-chave Teatro, Educação, Libertação
Forma de apresentação..... Oral
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