ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PROBIC/FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Renata Veiga de Miranda |
Orientador | ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC |
Outros membros | Tarcísia Carolina Roberto Duarte |
Título | A consolidação da escolha profissional: percepções de estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática |
Resumo | A formação pedagógica do professor universitário e sua relação com o exercício profissional, desde os anos de 1990, no contexto de discussão sobre formação de professores, vêm sendo mais intensamente problematizada. Nessa perspectiva, temos desenvolvido um estudo sobre o papel que os professores das licenciaturas exercem na consolidação das escolhas por esses cursos. Para tanto, buscamos ouvir estudantes universitários matriculados em cursos de licenciatura de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais. Aplicamos um questionário a uma amostra composta por 57 estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas e 16 estudantes da licenciatura em Matemática, de períodos e turnos distintos, no qual foram exploradas as características sociais e escolares desses estudantes e os motivos da escolha profissional, dentre outros. Uma análise dos dados levantados indicou que a principal razão de escolha pela licenciatura foi o fato de ser um curso em que o estudante consegue conciliar com o trabalho; seguida do fato de gostar da área de ensino e da educação e do fato de querer ser professor. Contudo, vale destacar outras razões pela escolha do curso que não estão diretamente relacionadas à opção pela docência, como: menor concorrência em relação ao bacharelado, ser um curso menos concorrido no vestibular e significar outra opção de trabalho. Esses últimos dados vão ao encontro de pesquisas (NOGUEIRA, 2004; SARAIVA; SILVA; FERENC, 2012) que mostram que a escolha pelo magistério se dá muitas vezes por razões econômicas ou por ser uma das possibilidades de alunos, de baixo desempenho na educação básica, alcançarem um lugar no ensino superior. No entanto, há casos de estudantes que passam a gostar da opção feita inicialmente. Isso reforça e confirma a hipótese de que se consolida pelas ações do professor, por meio de sua relação com os alunos e suas práticas pedagógicas, uma escolha que eventualmente fora feita estrategicamente. Nesta pesquisa, destaca-se a importância do professor universitário na formação inicial de futuros docentes, de modo a suprir as suas necessidades formativas e se justifica a atualização dessa discussão na formação de professores, orientada pela categoria Pedagogia Universitária. |
Palavras-chave | Formação inicial de professores, consolidação da escolha profissional, pedagogia universitária |
Forma de apresentação..... | Painel |