ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Letras |
Setor | Departamento de Letras |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Lázaro Elias Rodrigues de Amorim |
Orientador | HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO |
Outros membros | Jardel Coutinho dos Santos, Vanessa Veiga de Souza |
Título | Aprender brincando: Ensino de inglês para crianças através de jogos |
Resumo | Este trabalho é um recorte das experiências das oficinas Construindo o Mundo do “Faz de Conta”, desenvolvidas por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (habilitação português/inglês), matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa II, no primeiro semestre de 2017, sob a orientação da professora Hilda Simone Henriques Coelho. Quatro oficinas voltadas para o ensino de Inglês para crianças em fase pré-escolar e do Fundamental I,foram ofertadas: Teatro, Música, Jogos e Contação de Estórias. O público-alvo de tais oficinas era formado por graduandos e pós-graduandos dos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Infantil, assim como professores de escolas e cursos de idiomas de Viçosa e região. Aqui, tratamos, especificamente, da oficina “O Ensino de Inglês para Crianças Através dos Jogos”, na qual teve como objetivo mostrar a importância do lúdico na aprendizagem. Além disso, tivemos como objetivos, também, apresentar jogos que podem ser usados durante o ensino-aprendizagem e ensinar, como confeccioná-los. Como postula Arce (2002) e Kasdorf (2013), o lúdico (jogos e brincadeiras) é importante para quem deseja realmente conhecer a criança”, pois, é através deles que a criança expressa sua maneira de ver o mundo, “além de serem geradores do desenvolvimento na primeira infância”. Para a realização da oficina, buscamos jogos que podem ser utilizados nas aulas de língua inglesa (lembrando que tais jogos podem ser adaptados para outras línguas e, também, para outras matérias, de acordo com a necessidade do professor. Mostramos atividades tais como Jogos da Memória, Bingo, Quebra-Cabeças, Trilhas, Quem Sou Eu?, Twister e brincadeiras com uso de Mímicas que dependem de materiais. Demonstramos outros jogos que dependem somente dos alunos e do espaço onde as aulas são ministradas, como por exemplo a brincadeira Spelling Bee, I Spy With My Little Eyes, Simon Says e Dança da Cadeira. A oficina foi bem avaliada por seus participantes e mostrou ser uma ótima oportunidade de prática para os licenciandos do curso de Letras. |
Palavras-chave | Jogos, ensino de língua estrangeira, inglês para crianças |
Forma de apresentação..... | Painel |