Resumo |
Na investigação científica em Física e na metodologia de ensino “Ensino por Investigação” desta disciplina, a experimentação tem um papel central. O ensino por investigação possibilita aos alunos, por meio do exercício da investigação, refletir e argumentar sobre os elementos envolvidos nos fenômenos físicos e, a partir de uma análise crítica, construir seu próprio conhecimento, colocando assim os alunos no centro do processo de aprendizagem. A exibição de vídeos de experimentos durante as aulas pode ensejar, entre os alunos, discussões capazes de conduzirem à elaboração de modelos físicos e de suas representações conceituais, tornando efetiva a compreensão dos conceitos e da atividade científica. Relatamos aqui o trabalho desenvolvido em Escolas Públicas por licenciandos em Física da Universidade Federal de Viçosa (MG), bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID). A análise do panorama educacional das Escolas Públicas conduziu-nos a elaborar uma metodologia de ensino da Física por investigação, desenvolvida em torno de experimentos e mediada pela linguagem multimídia. Vídeos de curta duração mostram experimentos de mecânica, óptica, termodinâmica e eletromagnetismo, e estabelecem a problematização inicial. Nos vídeos estão descritos os materiais utilizados, a execução do experimento e a visualização do fenômeno físico. Todos os arranjos experimentais são de fácil construção, seguros e baratos. Após a exibição das experiências promove-se a análise e discussão dos resultados. Como elementos auxiliares ao aprendizado foram elaborados cadernos didáticos abordando a teoria correlata ao experimento e exercícios, que podem ser oferecidos aos estudantes na forma impressa ou digital. Simulações computacionais PhET, produzidas na Universidade do Colorado (EUA), relacionadas ao tema experimental podem ser exibidas oferecendo uma forma virtual de experimentação e exercitação. Este conjunto de materiais, vídeos, cadernos didáticos e simulações computacionais, estão sendo arranjados na forma de um e-book que trata a ciência e seus métodos em uma linguagem própria dos jovens, mas precisa e objetiva. Uma primeira versão do e-book já está produzida. O teste desta metodologia está em curso, por meio da aplicação de um instrumento de avaliação. Dados coletados já estão disponíveis e sua classificação e a organização, usando critérios estatísticos, está iniciada. Seguir-se-á a interpretação destes dados por meio de comparações que permitam extrair conclusões. Resultados preliminares sugerem elevada aceitação e eficácia da metodologia. |