Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8896

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Juliano Fernandes Teixeira
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Matheus Lobato de Castro Oliveira, Paulo Vicente Amaral da Silva, Rafael Filgueira Pimentel, Rodrigo de Oliveira Pereira
Título Uso da linguagem multimídia no ensino da física por investigação
Resumo Na investigação científica em Física e na metodologia de ensino “Ensino por Investigação” desta disciplina, a experimentação tem um papel central. O ensino por investigação possibilita aos alunos, por meio do exercício da investigação, refletir e argumentar sobre os elementos envolvidos nos fenômenos físicos e, a partir de uma análise crítica, construir seu próprio conhecimento, colocando assim os alunos no centro do processo de aprendizagem. A exibição de vídeos de experimentos durante as aulas pode ensejar, entre os alunos, discussões capazes de conduzirem à elaboração de modelos físicos e de suas representações conceituais, tornando efetiva a compreensão dos conceitos e da atividade científica. Relatamos aqui o trabalho desenvolvido em Escolas Públicas por licenciandos em Física da Universidade Federal de Viçosa (MG), bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID). A análise do panorama educacional das Escolas Públicas conduziu-nos a elaborar uma metodologia de ensino da Física por investigação, desenvolvida em torno de experimentos e mediada pela linguagem multimídia. Vídeos de curta duração mostram experimentos de mecânica, óptica, termodinâmica e eletromagnetismo, e estabelecem a problematização inicial. Nos vídeos estão descritos os materiais utilizados, a execução do experimento e a visualização do fenômeno físico. Todos os arranjos experimentais são de fácil construção, seguros e baratos. Após a exibição das experiências promove-se a análise e discussão dos resultados. Como elementos auxiliares ao aprendizado foram elaborados cadernos didáticos abordando a teoria correlata ao experimento e exercícios, que podem ser oferecidos aos estudantes na forma impressa ou digital. Simulações computacionais PhET, produzidas na Universidade do Colorado (EUA), relacionadas ao tema experimental podem ser exibidas oferecendo uma forma virtual de experimentação e exercitação. Este conjunto de materiais, vídeos, cadernos didáticos e simulações computacionais, estão sendo arranjados na forma de um e-book que trata a ciência e seus métodos em uma linguagem própria dos jovens, mas precisa e objetiva. Uma primeira versão do e-book já está produzida. O teste desta metodologia está em curso, por meio da aplicação de um instrumento de avaliação. Dados coletados já estão disponíveis e sua classificação e a organização, usando critérios estatísticos, está iniciada. Seguir-se-á a interpretação destes dados por meio de comparações que permitam extrair conclusões. Resultados preliminares sugerem elevada aceitação e eficácia da metodologia.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino por Investigação, Linguagem Multimídia
Forma de apresentação..... Oral
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