Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8884

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física
Setor Departamento de Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mathias Viana Vicari
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Título Sequências didáticas para o ensino da Física
Resumo Em nosso país o ensino da física na educação básica ainda se caracteriza por abordar esta disciplina fazendo uso da linguagem matemática de forma generalizada. Expressões matemáticas são usadas para apresentar os tópicos em estudo, sem que se faça o aluno compreender a correlação entre as equações e os conceitos físicos, leis ou fenômenos expressos através da linguagem matemática. O aluno não percebe que a matemática e a física são disciplinas diferentes, apesar de umbilicalmente vinculadas. Não percebem a primeira como elemento estruturante do conhecimento da segunda, e a segunda, como o elemento que impele o desenvolvimento da primeira. Esta forma de ensinar a física dificulta ainda associar importância e praticidade à esta disciplina e não favorece que o aluno se torne capaz de apreciar está magnífica construção do gênio humano. Com o intuito de contribuir para mudar este quadro, elaboramos sequências didáticas, em linguagem multimídia, para o ensino de tópicos da física, desenvolvidas em torno de experimentos e simulações computacionais. Esta metodologia se fundamenta na teoria de Vygotsky, que considerava a linguagem um instrumento capaz de exercer influência no fluxo do pensamento por meio da interiorização do dialogo que o indivíduo estabelece com o meio, e na metodologia de Delizoicov e Angotti. Esta última é estruturada em três momentos pedagógicos distintos: problematização inicial, organização do conhecimento, e aplicação do conhecimento. Esta metodologia está sendo aplicada em escolas particulares e públicas do município de Viçosa (MG) e sua efetividade está sendo avaliada por meio da análise de mapas conceituais elaborados pelos alunos. Nossa proposta se baseia em vídeos de curta duração como elemento central e simulações computacionais PhET. Como elementos auxiliares ao aprendizado foram elaborados cadernos didáticos que abordam a teoria associada ao experimento e exercícios, oferecidos aos estudantes na forma impressa ou digital. Os mapas conceituais permitem uma detalhada verificação da aprendizagem e dos elementos utilizados no ensino e possibilita uma avaliação da aprendizagem e do método. A coleta de dados para validação desta metodologia ainda está em curso; os dados disponíveis começam a ser organizados, classificados e categorizados, de forma a permitir a reunião e análise das informações coletadas concomitante a análise estatística dos dados que estabelecerá correlações por meio de comparações e pelo estabelecimento de princípios e generalizações que permitam inferir conclusões. Resultados preliminares sugerem elevada aceitação e eficácia da metodologia. Este trabalho vem sendo desenvolvido no âmbito do programa de Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física (MPNEF) em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa. Ambos programas objetivam envolver licenciados e licenciandos em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras.
Palavras-chave Física, Ensino de Física, Metodologias de Ensino
Forma de apresentação..... Oral
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