Resumo |
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa-ITCP Villa Matoso casa 03/UFV, desde 2013 acompanha o grupo de cafeicultores. O grupo do café e formado por 11 cafeicultores ligados a agricultura familiar, que produzem um café sem agrotóxico e de qualidade, situado na comunidade do Salazar no município de Araponga Minas Geral. A ITCP através de seus processos metodológicos de incubação busca proporcionar uma visão holística do trabalho e como consequência os resultados de renda dos grupos incubados, tendo como principio a economia popular solidária o associativismo e o cooperativismo popular. O grupo de cafeicultores surgiu a partir da necessidade de estabelecer relações comerciais, principalmente no que se refere à comercialização do café torrado e moído. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do grupo de cafeicultores agroecológicos da comunidade do Salazar no município de Araponga MG, apresentando a contribuição da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa – ITCP/UFV na organização e desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, realizou-se um diagnóstico da atividade econômica e do funcionamento do grupo, na qual geraram ações específicas que foram orientando as intervenções da ITCP. Tais ações referem-se ao fortalecimento da sua identidade, por meio da criação de uma marca comercial “Aroma e Prosa”, Foram elaborados instrumentos de controle dos processos administrativos, especificamente ao que se refere às movimentações econômicas, gestão interna do grupo e controle das venda e estoques. Em relação ao acesso a mercados, foram realizadas atividades de elaboração do projeto de venda para o PAA institucional da UFV. Ainda foram desenvolvidas ações de organização do grupo a partir da elaboração de regimento interno e rotina de reuniões para discussão de temas vinculados a gestão. Neste sentido foram realizadas outras atividades com os filhos dos agricultores para que os mesmo se tornassem gerentes do grupo de café, onde cada filho tinha uma função especifica, como o gerente fiscal de estoque, o gerente de qualidade de produção, e gerente de vendas dos pontos que receberam o café. Como resultados, foram elaborados flyers de divulgação do café, discussão das normas técnicas de rotulagem e elaboração de uma marca comercial, ainda em construção. A organização do grupo percebeu a necessidade de ampliação das vendas por meio de organização formalizada. O objetivo da fundação da cooperativa e a busca de melhor acesso ao mercado. A formalização do grupo ainda está em processo de construção. Com isso concluímos que a venda do café torrado e moído proporcionou ao grupo uma formação organizacional, introduzindo necessidades e aspectos institucionais e burocráticos importantes para o seu desenvolvimento. |