Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8861

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Arthur Melo Vieira Soares
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Daniel Demétrio Magalhães, Juliana Campos Rodrigues Fossa, Laís Rodrigues Maffia, Luiza Braga Figueiredo
Título Crescimento de lactentes prematuros e fatores associados
Resumo Introdução: o crescimento dos prematuros pode ser influenciado por fatores biológicos, socioeconômicos e culturais e, se por um lado os maiores ganhos de peso se associam a melhores resultados do desenvolvimento neurológico, por outro, o maior ganho de peso em relação à estatura se associa à obesidade e risco cardiovascular, o que pode ser minimizado com a adequação nutricional nos primeiros anos de vida.
Objetivos: analisar o crescimento de crianças prematuras acompanhadas em serviço de referência nos seus dois primeiros anos e os fatores que interferem no mesmo.
Materiais e Métodos: o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Centro Viva Vida, inaugurado em 2010, é referência para acompanhamento multiprofissional de crianças prematuras de Viçosa-MG e Região de Saúde e atualmente acompanha 190 crianças. A assistência à saúde é realizada por pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga, integrando a academia e o serviço, com a participação de professores, preceptores, alunos de graduação em medicina e médicos residentes. O projeto “Crescimento, desenvolvimento e morbidades de lactentes e pré-escolares nascidos pré-termo e/ou com baixo peso ao nascimento” surgiu no ano de 2015 com vistas ao objetivo supracitado. Os alunos de graduação envolvidos na pesquisa coletam os dados obtidos dos prontuários de atendimento e os registram em um questionário eletrônico construído no programa EpiInfo para a análise estatística dos mesmos, sob orientação do professor responsável pela pesquisa. Serão construídas curvas de crescimento para peso, estatura, perímetro cefálico e índice de massa corporal para a idade, será feita a análise descritiva dos percentuais de adequação ou inadequação do crescimento de acordo com a referência da Organização Mundial de Saúde e serão analisados os fatores que interferem no crescimento dessas crianças.
Resultados: os dados sociodemográficos, perinatais e evolutivos das crianças prematuras acompanhadas no serviço, atualmente 190, estão sendo continuamente registrados e atualizados no programa estatístico EpiInfo, permitindo assim a sua análise descritiva e estudo de associações entre as variáveis explicativas e o crescimento nos dois primeiros anos. Será confeccionado material científico analisando seu crescimento e os fatores que interferem no mesmo, o que possibilitará a adoção de estratégias visando a promoção do crescimento adequado dos prematuros.
Conclusões
A partir dos dados colhidos e analisados, será possível analisar o crescimento das crianças prematuras e os fatores que interferem no mesmo, o que permitirá a adoção de estratégias visando a promoção do crescimento adequado e a prevenção de problemas futuros.
Palavras-chave Prematuridade, Crescimento e desenvolvimento, Baixo peso ao nascer
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.