Resumo |
Nos últimos anos, no Brasil, as emoções de professores vêm sendo estudadas por diversos autores tendo como foco professores em serviço ou em formação (ARAGÃO, 2008, 2011; BARCELOS, 2013; CANDIDO RIBEIRO, 2012; PADULA, 2016; REZENDE, 2014; RODRIGUES, 2015). Da mesma forma, as pesquisas acerca das crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas também já é um campo de estudo bastante consolidado no Brasil. Entretanto, ainda carecemos de estudos que mencionam o papel das crenças nos processos emocionais de professores e aprendizes (exceção para MASTRELLA-ANDRADE, 2012 e ARAGÃO 2007, 2008). Nesse sentido, este estudo teve por objetivo investigar as crenças e emoções, bem como a relação entre esses dois conceitos, de três graduandas do curso de Letras (Português/Inglês), em uma universidade federal localizada no interior do estado de Minas Gerais ao longo da sua formação inicial em um projeto de extensão e ensino de inglês. Além disso, objetivou-se também verificar se as crenças e emoções sofriam mudanças ou ressignificações durante suas trajetórias. O referencial teórico utilizou-se de estudos em crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2000, 2001, 2004 2006, 2007a, 2007b, 2013; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; BARCELOS e KALAJA, 2011, 2013; KALAJA e BARCELOS, 2003, 2011), e emoções (ZEMBYLAS, 2002a, 2002b, 2003, 2004, 2006; ARAGÃO, 2008; CANDIDO RIBEIRO, 2012). Narrativas escritas, questionários semiabertos, entrevistas e notas de campo foram utilizados como instrumento de coleta de dados e foram analisados de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (PATTON, 1990). Os resultados sugerem crenças das alunas-professoras enquanto aprendizes da língua e em formação inicial no projeto de extensão, assim como emoções de felicidade, segurança, confiança, ansiedade, frustração, medo, que estavam relacionadas as suas crenças. Implicações desses resultados para a formação de professores e para o estudo das emoções e crenças no ensino e aprendizagem de línguas serão discutidas ao final a apresentação. |