Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8855

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Vagner Peron
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Crenças e emoções de professoras de inglês: um estudo longitudinal na formação inicial
Resumo Nos últimos anos, no Brasil, as emoções de professores vêm sendo estudadas por diversos autores tendo como foco professores em serviço ou em formação (ARAGÃO, 2008, 2011; BARCELOS, 2013; CANDIDO RIBEIRO, 2012; PADULA, 2016; REZENDE, 2014; RODRIGUES, 2015). Da mesma forma, as pesquisas acerca das crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas também já é um campo de estudo bastante consolidado no Brasil. Entretanto, ainda carecemos de estudos que mencionam o papel das crenças nos processos emocionais de professores e aprendizes (exceção para MASTRELLA-ANDRADE, 2012 e ARAGÃO 2007, 2008). Nesse sentido, este estudo teve por objetivo investigar as crenças e emoções, bem como a relação entre esses dois conceitos, de três graduandas do curso de Letras (Português/Inglês), em uma universidade federal localizada no interior do estado de Minas Gerais ao longo da sua formação inicial em um projeto de extensão e ensino de inglês. Além disso, objetivou-se também verificar se as crenças e emoções sofriam mudanças ou ressignificações durante suas trajetórias. O referencial teórico utilizou-se de estudos em crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2000, 2001, 2004 2006, 2007a, 2007b, 2013; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; BARCELOS e KALAJA, 2011, 2013; KALAJA e BARCELOS, 2003, 2011), e emoções (ZEMBYLAS, 2002a, 2002b, 2003, 2004, 2006; ARAGÃO, 2008; CANDIDO RIBEIRO, 2012). Narrativas escritas, questionários semiabertos, entrevistas e notas de campo foram utilizados como instrumento de coleta de dados e foram analisados de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (PATTON, 1990). Os resultados sugerem crenças das alunas-professoras enquanto aprendizes da língua e em formação inicial no projeto de extensão, assim como emoções de felicidade, segurança, confiança, ansiedade, frustração, medo, que estavam relacionadas as suas crenças. Implicações desses resultados para a formação de professores e para o estudo das emoções e crenças no ensino e aprendizagem de línguas serão discutidas ao final a apresentação.
Palavras-chave Crenças, Emoções, Formação de professores
Forma de apresentação..... Oral
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