Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8854

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Janaina Boldt de Oliveira
Orientador EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES
Título O plano de estudo na escola municipal de educação rural camponesa “Conjunto Familiar Agostinho Partelli”
Resumo O projeto apresentado aborda a experiência recente de uma escola comunitária rural, a Emerfec Agostinho Partelhi, que adota a pedagogia da alternância. A alternância pedagógica busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constantes trocas de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o ambiente escolar. A pesquisa tem como foco o Plano de Estudo (PE), instrumento principal da alternância. O objetivo geral é compreender as contribuições e desafios vivenciados pelos educadores e educandos no processo de implementação e consolidação do PE durante os 4 primeiros anos de existência da escola. Como objetivos específicos ressaltamos: realizar uma caracterização sócio histórica da escola; analisar seu Projeto Político Pedagógico(PPP), conhecer a alternância pedagógica em desenvolvimento na escola, e também desvelar as contribuições e desafios do PE nesta experiência educativa. O público alvo principal desta pesquisa são os estudantes e os educadores desta escola. As ações desenvolvidas até o momento abarcam o diálogo com a escola sobre a importância deste estudo, uma revisão de literatura sobre o histórico da Pedagoga da Alternância e da Educação do Campo, e uma análise preliminar do Projeto Político Pedagógico da escola. As metodologias utilizadas são de abordagem qualitativa. A primeira etapa, de caráter bibliográfico e documental, envolve a leitura de documentos da escola EMERFEC Agostinho Partelhi, e ainda, a leitura de artigos, livros e revistas sobre a educação do campo, a pedagogia da alternância e os planos de estudo. Para o segundo semestre está prevista a etapa de elaboração e desenvolvimento dos instrumentos de coleta de dados por meio de entrevista semi-estruturada com educadores, e também um questionário para estudantes. A última etapa da pesquisa prevê o processo de organização, sistematização e análise dos dados a partir dos pressupostos do método da análise de conteúdo. Os resultados parciais alcançados até o presente momento incluem aceitação da escola para realizar a pesquisa, compreensão e descrição da história da Pedagogia da Alternância a partir da revisão bibliográficas e principalmente como ocorre a alternância educativa nesta escola. Face aos dados preliminares acreditamos que os resultados desta pesquisa contribuirão com os educadores dessa escola e demais educadores, no sentido de compreender a dinâmica da alternância pedagógica e seus instrumentos, especialmente, o plano de estudo.
Palavras-chave Educação do Campo, Pedagogia da Alternânçia, plano de estudo
Forma de apresentação..... Painel
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