Resumo |
A indústria Metalmecânica, atualmente, apresenta grande influência no mercado de construção civil e transportes, especialmente, na utilização de metal em formas de chapas. Um dos variados processos de corte de chapas, com vasto emprego no mercado, é o oxi-corte, visto que o mesmo apresenta um corte eficiente e barato. Entretanto, para se obter um corte de qualidade, alguns parâmetros devem ser observados. O presente trabalho tem como objetivo analisar a zona termicamente afetada (ZTA) em função dos seguintes parâmetros do oxi-corte: velocidade de avanço da tocha e distância entre o bico do maçarico e a peça a ser cortada. Para a pesquisa, inicialmente, estabeleceu-se um planejamento fatorial 2k, para estudar o efeito separado de cada fator e/ou o efeito do conjunto de fatores sobre um resultado experimental. Para o experimento, adotou-se um planejamento fatorial do tipo 2² no qual os dois fatores foram estudados a dois níveis diferentes. Na prática, utilizou-se uma chapa de aço carbono 1020 para obter-se as peças provenientes de cada corte diferente. Para o corte, utilizou-se uma máquina semiautomática de oxi-corte sobre uma bancada, em que a chapa de aço estava fixada. Ajustou-se a pressão dinâmica do cilindro de oxigênio e acetileno como forma de preparação para o corte, e acendeu-se a chama. Após o pré-aquecimento da chapa, iniciou-se o processo de oxi-corte acionando o jato de oxigênio. Terminados os cortes, as peças obtidas foram embutidas em baquelite e preparadas, por meio de lixamento e polimento, para uma análise metalográfica. Analisando a microestrutura das peças submetidas ao corte, por meio de um microscópio eletrônico auxiliado por um computador, foi possível detectar o efeito do ciclo térmico submetido pelo material, tais como o crescimento do grão, e a formação de novas fases nos grãos, possivelmente formada por martensita, bainita, entre outros. Ao medir o comprimento dessa ZTA chegou-se a uma condição de corte que menos afetasse a peça, sendo essa condição com velocidade 0,83 cm/s e 5 mm de altura. Por meio da análise de efeitos e variância, observou-se que a velocidade de avanço da tocha apresenta maior efeito sobre a ZTA, possuindo uma contribuição de até 90%. Por fim, tem-se que os resultados vão de encontro à teoria e com outros resultados encontrados em outros trabalhos. |